Alcochete requalifica escola do Valbom e rua do Láparo

Autarquia aprova investimentos de 2,5 milhões em obras na vila 

A Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, em reunião pública, a adjudicação das empreitadas de requalificação da rua do Láparo, em Alcochete, e de reabilitação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2 do Valbom, também em Alcochete. A obra de requalificação da rua do Láparo será realizada pela empresa Construções Pragosa S.A. pelo valor de 659 mil e 900 euros mais  IVA e tem um prazo de execução de 180 dias. A  reabilitação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo do Valbom é um investimento de 1,8 milhões de euros e tem um prazo de execução de 270 dias.
Obra na rua do Láparo vai avançar 

A rua do Láparo tem uma extensão de cerca de 1,1 km, com início no entroncamento com a avenida Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e termina na rotunda da Baluarte, junto à zona industrial do Batel. A faixa de rodagem terá seis metros de largura e será criada uma pedovia e ciclovia com 2,80 metros de largura.
"Esta obra envolve pavimentação, sinalização, iluminação, execução subterrânea das redes de abastecimento de água, águas pluviais, águas residuais, águas pluviais, elétrica, telecomunicações e abastecimento de gás e a construção de muros de contenção", refere a autarquia ribeirinha.
No que respeita à reabilitação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo do Valbom "pretende-se criar um centro escolar que integre no 1.º ciclo 168 alunos (atualmente tem 96) e no pré-escolar (inexistente) 50 crianças e que tenha ao seu serviço oito professores, dois educadores, quatro cozinheiras e oito auxiliares", explica a Câmara de Alcochete.
Esta empreitada foi adjudicada à empresa Extraco – Construccións e Proxectos S.A. pelo valor de um milhão 850 mil 159 euros mais IVA e tem um prazo de execução de 270 dias.
Para além da função educativa, a intervenção no edifício vai permitir, explica a autarquia, "que este funcione como apoio à comunidade local no que se refere à utilização do recinto de jogos exterior, bem como da sala polivalente para atividades culturais e desportivas. O edifício existente será totalmente remodelado e constituirá um todo homogéneo em conjunto com o novo edifício".
Na referida reunião de câmara, o executivo municipal também aprovou por unanimidade a aceitação da doação de uma parcela de 600 m2 e a aquisição de uma parcela com 486,50m2, ambas necessárias à execução da obra de requalificação da rua do Láparo.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários