Dá um Gosto ao ADN

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Sesimbra aproxima estudantes da política local

Alunos do concelho vão ser eleitos por um dia e trabalhar com autarcas 

O Cidadão e Cidadã do Século XXI – Que Competências? é o tema da 16.ª Assembleia Municipal de Jovens, projeto de promoção da cidadania dinamizado desde 2003, pela Assembleia Municipal de Sesimbra, que se destina aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico dos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho. No âmbito desta iniciativa decorre, de 18 a 22 de Fevereiro, a ação Eleito Por Um Dia, que dá, uma vez mais, a oportunidade aos alunos de acompanhar os presidentes dos órgãos autárquicos do município."Fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação através do desenvolvimento da personalidade e do caráter, e proporcionar maior conhecimento sobre a realidade local e das instituições democráticas", são os principais objetivos da Assembleia Municipal de Jovens de Sesimbra.
Jovens vão conhecer dinâmica da Câmara 

"Esta atividade desperta muito interesse junto da comunidade educativa, não apenas porque constitui uma experiência única para os alunos, mas também porque lhes permite perceber as funções, as exigências, e os mais variados aspetos que têm de ser ponderados nas decisões dos autarcas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no concelho", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado.
Depois do Eleito Por Um Dia, haverá uma visita de estudo no dia 2 de Abril, em local a definir, durante a qual será eleita a mesa da Assembleia Municipal de Jovens.
Estas experiências pretendem melhorar os conhecimentos dos alunos sobre a realidade do concelho, o que os ajudará na elaboração das propostas que irão apresentar na 16.ª Assembleia Municipal de Jovens, no dia 11 de Maio, em Sesimbra.
Da Assembleia Municipal de Jovens faz também parte o 12.º concurso As Cores da Cidadania, destinado às crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico.
"Este projeto tem como principais objetivos sensibilizar os mais novos para os direitos e deveres em cidadania entre povos e culturas diferentes, promover a realização de trabalhos inéditos que visem desenvolver o conhecimento e o sentido crítico, e Incentivar o sentido artístico e literário dos jovens através da realização de trabalhos de poesia, composição ou desenho que promovam a sua relação com a sociedade atual", relata a autarquia local.
O projeto incentiva também a participação dos professores através da fotografia enquanto forma de expressão artística.
À semelhança de anos anteriores, os trabalhos premiados no concurso poderão ser apreciados pelo público em geral, numa exposição que vai estar patente entre os dias 30 de Abril e 13 de Maio, na Quinta do Conde.

Projeto inovador em Portugal
De acordo com Odete Graça, a assembleia "possibilita aos alunos e professores uma melhor perceção da realidade da comunidade sesimbrense e permite a conceção e partilha de propostas, com o objetivo de os formar cidadãos ativos e participativos da comunidade local e na sociedade em geral".
A líder da Assembleia Municipal de Sesimbra salienta ainda "o sentido crítico dos mais jovens que tem vindo a evoluir ao longo dos anos com destaque para as propostas que apresentam de forma responsável e participada com o objetivo de reanimar o município de Sesimbra".
"Tem sido um privilégio para esta Assembleia Municipal cooperar com os jovens e professores dos Agrupamentos do município, reconhecendo que os objetivos a que nos propomos assumir, têm sido verdadeiramente alcançados", diz a presidente da Assembleia Municipal.
A partilha de conhecimentos que "estes jovens e professores têm vivenciado ao longo dos anos demonstram de forma muito positiva o quanto tem sido útil e adequada a sua integração neste projeto", conclui a autarca lembrando ainda o contato com os eleitos locais, quando integrados na ação do “Eleito por um dia” têm permitido aos jovens vivenciar a vida do Poder Local.

Agência de Notícias 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010