Executivo municipal do Montijo em visita a Canha

A falta de transportes públicos e a desertificação da vila estiveram em destaque 

A Freguesia de Canha recebeu a primeira visita do executivo da Câmara do Montijo, no âmbito do ciclo de visitas que estão a ser realizadas às freguesias e uniões de freguesias do concelho e que consubstanciam uma prática de proximidade à população, procurando, igualmente, dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas instituições locais de solidariedade social. A visita iniciou com uma reunião na sede da junta, com o executivo da freguesia liderado por Armando Piteira a dar nota das suas principais preocupações, nomeadamente intervenções pontuais na Escola Básica de Canha como a reparação do telheiro de acesso às casas de banho e pinturas diversas; a reparação de calçadas; e a extensão da rede de abastecimento de água a zonas isoladas da freguesia, em particular nas Latadas. Houve, ainda, lugar à verificação in loco de alguns investimentos executados ou a executar na freguesia, com destaque para a nova ETAR de Canha.
Autarcas visitaram freguesia de Canha 

Durante este ciclo de visitas, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e os vereadores Maria Clara Silva, Ricardo Bernardes e Sara Ferreira pretendem dar particular enfoque às questões sociais, pelo que visitaram a Santa Casa da Misericórdia, os Bombeiros Voluntários e a Casa do Povo de Canha, instituições que contribuem para as respostas sociais existentes na freguesia, assumindo um papel preponderante na integração social, no combate à exclusão e no apoio à população de maior vulnerabilidade.
Na Santa Casa da Misericórdia de Canha, a direção solicitou o apoio da câmara e da junta para a realização de intervenções no edifício. Na Casa do Povo de Canha, a obra do futuro lar foi referenciada como o principal objetivo da instituição. O presidente da câmara afirmou que irá equacionar todas as questões e, dentro das possibilidades da autarquia, apoiar as instituições.
Nos Bombeiros Voluntários de Canha foi abordada a necessidade de uma nova ambulância de emergência pré-hospitalar, que a câmara já assumiu o compromisso de apoiar a sua aquisição. Foi, igualmente, levantada a questão da criação de uma Equipa de Intervenção Permanente para o socorro aos cidadãos, processo que a câmara se encontra a ultimar com o Ministério da Administração Interna.
A visita prosseguiu, na sede da junta, numa reunião com os munícipes para os autarcas escutarem as suas sugestões e encontrar, em conjunto, soluções para os principais problemas que preocupam a população da Freguesia de Canha, com o presidente da câmara a sublinhar que todos são essenciais para a construção da freguesia e do concelho.

Transportes públicos no centro do debate 
Os munícipes presentes levantaram questões, sobretudo, do foro pessoal, mas também abordaram problemas mais genéricos como os transportes públicos e a desertificação da vila.
Sobre as questões da mobilidade, Nuno Canta afirmou que, "ao longo dos anos, a câmara tem assumido uma posição intransigente com os Transportes Sul do Tejo relativamente às carreiras entre Canha e o Montijo, opondo-se determinantemente ao término das carreiras nos dias de semana".  
O autarca informou ainda, os munícipes sobre a "reconfiguração que a Área Metropolitana de Lisboa está a desenvolver nos transportes e que trará benefícios para todos, nomeadamente o passe mensal no valor máximo de 40 euros e o aumento em 30 por cento da oferta de carreiras". 
A interioridade e a desertificação da vila são outros temas que preocupam munícipes e autarcas, com o presidente da câmara a expressar a sua convicção que só “com investimento, público e privado, se poderá alterar este cenário. A câmara tem estado empenhada neste processo, exemplo disso é o investimento do novo Estabelecimento Prisional que o Estado pretende implementar na antiga Herdade Gil Vaz, e dá sempre luz verde a todos os investimentos privados que se queiram instalar na freguesia, desde, claro, que cumpram os requisitos legais”, sublinhou Nuno Canta.
A próxima visita do executivo municipal terá lugar no dia 7 de Março, à Freguesia de Sarilhos Grandes.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários