Escola e Batucando premeiam alunos no Montijo

Secundária Jorge Peixinho e Batucando distinguiram melhores alunos   

A Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, celebrou o mérito dos seus alunos numa sessão comemorativa no dia 25 de Janeiro, no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida. Com casa cheia, o Dia da Escola Jorge Peixinho serviu para prestar homenagem aos alunos do quadro de honra e valor.  "Foi um dia de celebração para alunos, professores, pessoal não docente, pais e todos aqueles que constroem o quotidiano daquela escola", afirmou o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, assim como a diretora da Escola Secundária Jorge Peixinho, Maria João Serra. Por sua vez, pelo terceiro ano consecutivo, a Orquestra de Percussão Batucando distinguiu os seus membros mais empenhados e com melhores resultados escolares, através da entrega das Bolsas de Mérito. 
Jovens da Jorge Peixinho foram distinguidos 

Um dia, igualmente, de exaltação da Escola Pública no Montijo e da importância de uma “escola inclusiva, que prepare os jovens para a vida”, disse Maria João Serra, com Nuno Canta a salientar que “o debate sobre a educação interessa a todos. Todos temos uma palavra a dizer, é necessário que todos colaborem para a construção da Escola Pública, que tem um valor decisivo para o nosso desenvolvimento”.
Na sessão comemorativa foram distinguidos os alunos do quadro de honra e valor, bem como os estudantes que se destacaram pela participação em outros projetos e atividades, como o desporto ou a robótica.
Todos os anos, nesta cerimónia é atribuída uma distinção a um antigo aluno da escola. Este ano, o homenageado foi Ricardo Pereira, ex-guarda redes da Seleção Nacional de Futebol que, apesar de ausente por motivos profissionais, gravou uma mensagem em vídeo onde expressou o seu agradecimento e referiu a importância que a Escola Jorge Peixinho teve no seu percurso de vida.
Em palco, houve, ainda, momentos de dança, pelo Conservatório Regional de Artes do Montijo, e de escrita criativa e música por alunos da própria escola.
A Escola Secundária Jorge Peixinho começou a ser construída em 1957 e no ano letivo 1957/1958 matriculou alunos pela primeira vez. A 20 de Janeiro celebra o seu dia, por ocasião do nascimento do seu patrono, o Maestro Jorge Peixinho.

Batucando entrega Bolsas de Mérito
Pelo terceiro ano consecutivo, a Orquestra de Percussão Batucando distinguiu os seus membros mais empenhados e com melhores resultados escolares, através da entrega das Bolsas de Mérito Batucando, numa cerimónia que decorreu no dia 26 de Janeiro, no Salão Nobre da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.
O evento contou com as presenças do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e do presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria.
Os dois autarcas foram unânimes na importância do contributo da Orquestra de Percussão Batucando para a cultura e para o movimento associativo montijenses, com Nuno Canta a afirmar que “não eramos capazes de desenvolver a dimensão cultural da nossa cidade senão tivéssemos associações como o Batucando, que com esforço e empenho vão construindo o nosso associativismo”.
As Bolsas de Mérito Batucando são atribuídas através de uma parceria com a União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro porque “enquanto junta quisemos dar um incentivo a quem nos dá cultura e premiar quem consegue conciliar os estudos com a atividade do Batucando”, afirmou Fernando Caria.
Os premiados com as Bolsas de Mérito Batucando, referentes ao ano letivo 2017/2018, foram Pedro Pereira (1.º lugar), Catarina Vilelas (2.º lugar) e Inês Fernandes (3.º lugar). Foram, ainda, entregues troféus e menções honrosas pelo cumprimento total de objetivos, atuações e ensaios do grupo.
O Batucando - Orquestra de Percussão é um grupo amador, com características escolares que, como tal, está englobado numa estratégia pedagógica e objetivos específicos. A frequência no Batucando é gratuita e voluntária.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários