Barreiro recebe “Prémio de Inovação Tecnológica 2019

Autarquia investiu um milhão de euros na digitalização e em arquivo digital

A Câmara do Barreiro recebeu o “Prémio de Inovação Tecnológica 2019”, atribuído pela primeira vez a um município pelo Observatório das Autarquias Locais, numa iniciativa que decorreu durante o II Encontro Nacional do Gestor do Contrato Municipal e que contou com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. A Câmara do Barreiro diz que “tem investido na desmaterialização utilizando a tecnologia, nomeadamente com o lançamento da aplicação gratuita “Aqui Barreiro”. Um ponto a favor para ser premiada pelo Observatório das Autarquias Locais. Esta iniciativa, que aconteceu no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, premiou as boas práticas digitais e o contributo para a consciencialização ambiental.
Autarquia investiu na inovação tecnológica 

Neste contexto, a Câmara do Barreiro tem investido na desmaterialização, utilizando a tecnologia, nomeadamente com o lançamento da aplicação gratuita “Aqui Barreiro”, que reforça a comunicação com os munícipes permitindo a resolução mais rápida de situações no espaço público, acompanhamento de eventos, simples informação sobre transportes públicos ou farmácias de serviço, entre outras funcionalidades.
O II Encontro Nacional do Gestor do Contrato Municipal contou com a presença de Frederico Rosa, presidente  da Câmara do Barreiro, que realçou o investimento da autarquia em 2018, “num milhão de euros, o que é muito para uma autarquia de media dimensão, em desmaterialização, digitalização e em arquivo digital, mas também para dotar o executivo de um dashboard [aplicação de dados] que lhe permita acompanhar as funções da autarquia, que tem quase 900 funcionários”.
Rui Braga, vereador da Câmara do Barreiro, explica que há a necessidade de “dotar o município de equipamentos e aplicações, como a do gestor do contrato”, mas que “nada disto seria possível se não tivéssemos os técnicos disponíveis connosco. Daí também a importância da formação. De pouco valia o milhão investido se não pudéssemos contar com as pessoas”.
Já Bartolomeu Noronha, presidente da direção do Observatório das Autarquias Locais, destacou que “a ferramenta do gestor do contrato foi prometida pelo Barreiro, que não só a introduziu como a desenvolveu, razão pela qual atribuímos este prémio”.
Nesta sessão, foram ainda discutidas as dificuldades e os desafios do gestor do contrato que, pelas suas funções, é essencial na monitorização da boa execução contratual e do gasto de dinheiros públicos.




Comentários