Sustentabilidade distingue Setúbal a nível nacional

Município distinguido com bandeira verde pelo segundo ano consecutivo 

O município de Setúbal foi distinguido no dia 29 de Novembro, em cerimónia realizada em Estarreja, com a bandeira verde ECO XXI 2018 pelo trabalho realizado localmente em prol do desenvolvimento sustentável. A bandeira verde, galardão da Associação Bandeira Azul da Europa, entregue ao vice-presidente da Câmara de Setúbal, Manuel Pisco, confere ao concelho, pelo segundo ano consecutivo, o estatuto de Eco-Município, após uma avaliação positiva das ações e políticas implementadas pela autarquia em diversos domínios da sustentabilidade.
Setúbal aposta no desenvolvimento sustentado 

A avaliação, efetuada por júris especializados, incide num conjunto de 21 indicadores nos domínios ambiental, social e económico, que vão da educação ambiental ao turismo sustentável, passando por qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território, bem como pela participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.
A educação ambiental, a qualidade da água para consumo humano e a recolha seletiva de resíduos urbanos são considerados indicadores primários, ou seja, as autarquias têm de os cumprir para que avancem as respetivas candidaturas ao ECOXXI.
O município de Setúbal manteve a avaliação de 2017, rondar os 70 por cento no total dos 21 indicadores, tendo alcançado pontuações em todos.
Nesta edição, receberam a bandeira verde ECO XXI 47 das cinco dezenas de municípios de todas as regiões do país que se candidataram.
O estatuto de Eco-Município é atribuído apenas a quem obtém uma avaliação global igual ou superior a 50 por cento.

Bandeira verde hasteada no Bonfim 
Este ano a bandeira verde foi hasteada em Março, no jardim do Bonfim. Este galardão que, para o vice-presidente da autarquia, Manuel Pisco, constitui “um importante reconhecimento” das ações e políticas implementadas em diversos domínios da sustentabilidade.O estatuto de eco-município conferido pela bandeira verde é a prova de que Setúbal “é um município sustentável e com qualidade de vida” destaca o autarca, uma meta que é necessário manter e também fomentar. Por isso, aponta, “é fundamental cuidar do território e pensar no futuro”, disse na altura, o autarca.
A bandeira Eco XXI, hasteada no Parque do Bonfim, além do simbolismo, materializa um “sinal de continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal e também pelas escolas”, sublinha o vice-presidente da autarquia, que deixa um repto a todos. “Vamos continuar a fazer bom ambiente”, garante o autarca.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários