Projeto “Mecenas de Palmela” continuou a crescer em 2018

Empresas apoiam cada vez mais os projetos culturais do concelho 

O Encontro Mecenas de Palmela 2018, promovido pelo município de Palmela, na Adega ASL Tomé, em Pinhal Novo, reuniu várias dezenas de empresários do concelho que, ao longo deste ano, se associaram a esta iniciativa e apoiaram diversos projetos municipais e do movimento associativo local.  De acordo com a autarquia, os mecenas apoiaram, este ano, mais de 30 projetos culturais do concelho, com cerca de 50 mil euros. O Encontro foi um momento de agradecimento aos parceiros, de balanço do trabalho realizado em 2018 e de apresentação dos projetos que poderão ser apoiados em 2019.
FIG regressa ao Pinhal Novo em 2019 

Criado em 2015, o projeto “Mecenas de Palmela” continua a crescer em todas as dimensões. Em 2018, registou-se a participação de cerca de quatro dezenas de mecenas, que "apoiaram perto de três dezenas de projetos, em áreas cada vez mais diversificadas: ambiente, centro histórico, cultura, desporto, educação, eventos, intervenção social, juventude, participação, património, proteção civil e turismo", revelou a autarquia. Também o valor angariado cresceu, "ultrapassando, este ano, os 50 mil euros", garante a Câmara de Palmela.
O presidente do município, Álvaro Amaro, sublinhou que, com este projeto, procurou-se "valorizar e incentivar o (re)investimento, por parte de um conjunto de agentes económicos, no nosso território", considerando importante que os empresários que investem no concelho "possam dedicar parte da sua mais-valia a uma outra mais-valia, nomeadamente o conjunto de manifestações, que também contribuem para a identidade e pujança do concelho".
Este contributo é tão mais valioso tendo em conta a enorme dinâmica da comunidade local, sendo os recursos municipais, por vezes, "insuficientes para distribuir por tão grande capacidade de realização", referiu o autarca. Álvaro Amaro agradeceu a todos o "excelente contributo a este projeto nos últimos quatro anos", sublinhando que este está a ser um "processo de responsabilidade social benéfico para toda a comunidade". 
Em 2019, Palmela espera continuar a contar com a colaboração dos mecenas num vasto conjunto de projetos, apresentado na ocasião, nas áreas do ambiente, centro histórico, cultura, desporto, educação, intervenção social, juventude, património cultural, proteção civil e turismo e atividades económicas. Destaque para algumas novidades, como a instalação em meio urbano de um equipamento que acumula energia através de painéis solares e permite o carregamento de dispositivos eletrónicos móveis e o Cabaz Solidário Saudável, ou para o FIG – Festival Internacional de Gigantes, que regressa em 2019, ao Pinhal Novo e o VIII Encontro Sobre Ordens Militares, que vai assinalar os 30 anos de realização do evento.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários