Transporte de mercadorias revoluciona porto de Sines

Novo modelo de gestão de mercadorias quer acabar com tempo de esperas 

Foi apresentado esta semana um novo modelo de gestão das mercadorias para o Terminal de Contentores do porto de Sines. Este modelo com base rodoviária, contempla o ordenamento dos acessos ao terminal, nomeadamente no que respeita à sinalização e à criação de zonas de espera para veículos pesados, assim como a melhoria do processo de controlo de identidade e confirmação de autorização de acesso dos motoristas. O modelo foi apresentado pela Administração do Porto de Sines e pela concessionária do Terminal XXI do porto de Sines, numa sessão que contou com a presença de cerca de 50 representantes de várias empresas transportadoras. 
Novo modelo arranca em 2019 em Sines 

Um novo modelo de entrega e recolha de mercadorias, por modo rodoviário, vai ser lançado, no início de 2019, no terminal de contentores do porto de Sines, com o objetivo de reduzir o tempo das operações.
De acordo com um comunicado divulgado pela Administração do Porto de Sines, o novo modelo permitirá “o ordenamento dos acessos ao terminal”, melhorando a sinalização, a criação de zonas de espera para veículos pesados e o controlo de identidade e confirmação de autorização no acesso dos motoristas ao terminal do porto alentejano.
Com a entrada em funcionamento do novo modelo, a PSA Sines, concessionária do terminal de contentores do porto, prevê “reduzir os tempos de operação” e “potenciar uma maior eficiência na alocação” e “utilização de recursos do terminal e dos transportadores”.
O projeto-piloto vai contar com o contributo de algumas empresas transportadoras, do concessionário do terminal e das autoridades competentes, tendo sido apresentado aos vários “stakeholders” num evento que se realizou esta semana e que contou com a presença de cerca de 50 representantes do setor.
“Numa fase seguinte, o modelo poderá ser alargado a outros transportadores e instalações portuárias”, refere a APS, considerando que o projeto “contribuirá para a melhoria das condições de competitividade” do porto de Sines e do “serviço prestado aos clientes”.

Comentários