Governo avança para novo quartel da GNR na Moita

Autarquia e Estado assinaram protocolo na semana passada 

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, e o Secretário Geral do Ministério da Administração Interna, Carlos Ramos, assinaram no Ministério da Administração Interna, o Contrato de Permuta de um terreno municipal para a construção do novo Quartel da GNR – Posto Territorial da Moita pelo edifício do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários da Moita. A assinatura de uma permuta de terreno do antigo Quartel dos Bombeiros permite agora projectar a construção de um novo posto da GNR na Moita. "A construção de um novo Posto Territorial da GNR tem sido uma antiga reivindicação do município da Moita que, ao longo de vários anos, tem solicitado a sua contemplação no Orçamento de Estado, sem nunca se ter concretizado", sublinha a autarquia em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. 
Moita vai ter novo quartel da GNR 

Rui Garcia manifestou satisfação com a assinatura deste contrato de permuta por significar o primeiro passo para a resolução de um problema há muito identificado no concelho.
“O Posto da GNR tem funcionado em instalações municipais que não são as mais adequadas em termos de localização, espaço, segurança e acessibilidades”, comentou o autarca, referindo ainda que a Câmara Municipal tem manifestado, ao longo de anos, junto dos sucessivos Governos, “muita preocupação com as condições físicas com que a GNR desenvolve o seu trabalho e sempre estivemos disponíveis para encontrar soluções para resolver esta situação”, realça Rui Garcia.
As forças de segurança no concelho da Moita – PSP e GNR – funcionam em instalações municipais, cedidas gratuitamente pela Câmara da Moita e sem qualquer contrapartida.
Em comunicado a Concelhia do Partido Socialista salienta que, a “resolução deste processo tornará possível a construção de raiz de um novo posto da GNR”. Uma solução que permitirá a melhoria das condições de trabalho dos militares daquela força policial e “uma medida reconhecida por todos como muito importante, que representa para o Estado um investimento de 1 milhão de euros”.
De referir que o Ministério da Administração Interna adquiriu o edifício do antigo Quartel dos Bombeiros, em 2009, com o objetivo de aí instalar o Posto Territorial da GNR, o que nunca veio a acontecer. Desde a sua aquisição, que as antigas instalações dos Bombeiros se encontram abandonadas, tendo sido objeto de atos de vandalismo, ocupação indevida e com evidentes sinais de degradação, uma situação que a autarquia tem tentado resolver, colocando, desde logo, a hipótese de permuta de um terreno municipal para a construção do Posto Territorial da GNR e chamando à sua posse aquele edifício, classificado já como edifício em ruínas.
O terreno municipal, permutado para a construção do novo Quartel da GNR – Posto Territorial da Moita, situa-se na freguesia da Moita (Loteamento Municipal da Mãe D’Água Sul), tem uma área de 8 447m2 e um valor patrimonial de mais de dois milhões de euros.

Freguesias da Moita querem mais segurança
As Juntas de Freguesia do concelho da Moita decidiram que "vão mais uma vez continuar a manter as taxas e tarifas no mesmo valor, não sofrendo estas qualquer aumento para 2019", disseram as freguesias em comunicado. 
As juntas de freguesia, da Moita, Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Alhos Vedros, Gaio- Rosário e Sarilhos Pequenos "manifestam ainda a sua preocupação com a redução do número de agentes das forças de segurança (GNR e PSP) ao serviço da população da Moita, bem como na redução dos meios técnicos e materiais ao seu dispor, que colocam em causa a segurança pública no concelho da Moita".
Tendo conhecimento desta situação, as Juntas de Freguesia, "reivindicam junto do Governo o reforço de efectivos, meios técnicos e materiais e a construção dos novos quartéis da GNR e PSP no concelho", conclui o comunicado assinado por todos os presidentes de junta do concelho da Moita.

Agência de Notícias 


Comentários