Serviço descentralizado comemorou este mês dois anos
Os Balcões do Munícipe do concelho da Moita comemoram, este mês, dois anos de existência. Neste período de tempo, a autarquia já contabilizou 217 mil 426 atendimentos efetuados nos quatros balcões da Moita, Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale Amoreira. Reunir, num só espaço, o atendimento ao público dos vários serviços municipais, a pensar nos munícipes, na sua comodidade e na melhoria do nível de atendimento e relacionamento com o Município, foi o principal propósito da criação dos Balcões do Munícipe.
Munícipes mais perto dos serviços da Câmara |
"Aproximar a população e os agentes económicos e sociais da administração local e melhorar o serviço público, tornando mais simples, célere e eficaz o atendimento prestado", foi o objetivo da criação dos Balcões do Munícipe que congregam, no mesmo espaço físico, "os procedimentos e serviços relativos a várias competências da autarquia", diz a autarquia da Moita.
De acordo com Rui Garcia, a autarquia está "a renovar os serviços, não só ao nível das condições de acesso e de conforto para os munícipes, mas também internamente, através da adoção de processos mais modernos, mais eficazes e mais rápidos. Este trabalho envolve investimento e renovação do ponto de vista administrativo, mas está à vista que as condições criadas são bastantes melhores para as pessoas”, disse o autarca.
Os Balcões do Munícipe funcionam de segunda a sexta-feira, das nove às 12h30 e das 14 às 17h30 (pagamentos até às 16 horas).
No caminho da desburocratização e da modernização administrativa, realça-se também, em resultado deste trabalho, a "crescente interação e comunicação com os diferentes serviços da Câmara Municipal, por forma, por exemplo, a que a um pedido de intervenção ou requerimento corresponda uma resposta cada vez mais qualificada e célere", sublinha a autarquia.
“Acho importante salientar que, com a abertura dos Balcões do Munícipe, estamos a cumprir um objetivo que apresentámos no nosso programa eleitoral e que traçámos para este mandato", sublinhou o presidente da Câmara da Moita na inauguração do serviço, em 2016.De acordo com Rui Garcia, a autarquia está "a renovar os serviços, não só ao nível das condições de acesso e de conforto para os munícipes, mas também internamente, através da adoção de processos mais modernos, mais eficazes e mais rápidos. Este trabalho envolve investimento e renovação do ponto de vista administrativo, mas está à vista que as condições criadas são bastantes melhores para as pessoas”, disse o autarca.
Águas e saneamento, atividades económicas, cemitérios, cidadania, habitação, higiene urbana e resíduos, mobilidade, trânsito e transportes, urbanismo são áreas abrangidas pelos Balcões do Munícipe, onde podem também ser tratados outros assuntos (exemplo: carta de condução ou cartão europeu de saúde) no Espaço do Cidadão, no âmbito da parceria com a Agência de Modernização Administrativa.
Agência de Notícias com Câmara da Moita
Comentários
Enviar um comentário