Alcácer do Sal sem ambulância de Suporte Imediato de Vida

Autarquia pede ambulância há mais de seis anos 

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, insiste na necessidade "urgente" de colocação de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência Básica da cidade. “Consideramos que é urgente o INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] e o Ministério da Saúde dotarem o centro de Saúde de Alcácer do Sal de uma viatura  Suporte Imediato de Vida, porque as distâncias são muito longas com pontos que distam cerca de 90 quilómetros da sede da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém”, disse o autarca, em declarações à agência Lusa.
Autarca quer SUB local com ambulância equipada 

Numa carta dirigida ao presidente do conselho diretivo do INEM, Luís Meira, o autarca defendeu a necessidade urgente de uma ambulância Suporte Imediato de Vida em Alcácer do Sal para fazer face à “escassez de meios” e “distâncias enormes” que as viaturas de socorro têm de percorrer “devido à grande extensão territorial do concelho”.
No documento, Vítor Proença diz que a ausência de uma ambulância de  Suporte Imediato de Vida, "reclamada nos últimos seis anos”, coloca uma “pressão permanente sobre as viaturas das associações de bombeiros” do concelho.
“Estamos a falar da diferença entre a vida e a morte e não basta a Viatura Médica de Emergência e Reanimação, que é para outras funções e não para responder ao suporte imediato de vida. Entendemos que o Ministério da Saúde tem de concretizar urgentemente, através do INEM, a colocação de uma viatura nova afeta ao Serviço de Urgência Básica de Alcácer do Sal", sublinhou.
Afirmando que "não cabe às associações de bombeiros efetuar o trabalho que compete ao Estado”, o autarca disse não encontrar explicações para uma situação que considera “prioritária”, mas que se arrasta há vários anos “com a desculpa da crise”.
“Efetivamente não tem explicação, mas não nos desviamos da nossa rota que é lutar por respostas de saúde para a população”, acrescentou.
O também presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral adiantou à Lusa que os cinco autarcas da região já solicitaram também uma reunião à ministra da Saúde “para colocar vários problemas relacionados com a carência de profissionais de saúde”.
O litoral alentejano compreende os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira, com uma população que ronda os 100 mil habitantes.
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano conta com um Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, no hospital de Santiago do Cacém, e dois Serviços de Urgência Básica nos centros de saúde de Alcácer do Sal e de Odemira.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários