A magia do Natal anda à solta no concelho de Alcochete

Festejos de Natal envolvem população de todo o município 

Até  6 de Janeiro de 2019 a magia do Natal envolve Alcochete com uma programação diversificada para miúdos e graúdos, onde não vai faltar uma grandiosa árvore de Natal, o tradicional presépio, o mercado de Natal, um comboio que passa pelas freguesias do concelho, o ciclo de concertos de Natal, a tradicional música nas ruas ornamentadas e muitas outras surpresas. A árvore de Natal, no largo de São João, convida a uma visita, assim como o Mercado de Natal, instalado no Jardim do Coreto, apresenta doçaria e artesanato alusivos à época e tem programação própria. São mais de duas dezenas de participantes e um vasto programa de animação com destaque para animações de leitura e animações de rua. O presidente da autarquia deu conhecimento dos festejos promovidos pelo município nesta quadra natalícia que visam "atrair mais pessoas ao núcleo antigo da vila e promover e divulgar o comércio tradicional", sublinhou Fernando Pinto. 
Alcochete apresenta um Natal mágico 

Fernando Pinto recordou que as iniciativas de Natal do ano passado tiveram “um grande sucesso junto da opinião pública”, circunstância que “foi motivo de alento para no presente ano dar um novo passo, cumprindo aquilo que está na nossa génese e que é, no fundo, incentivar, motivar as pessoas a virem à rua, a desfrutarem daquilo que de belo o Natal tem para oferecer: a paz, o amor e a solidariedade”.
“No presente ano está previsto um conjunto de ações para que a magia do Natal se reflita em todo o concelho e em particular na zona mais histórica da vila entre os dias 1 de Dezembro e 6 de Janeiro”, disse o autarca. 
Fernando Pinto salientou também a aposta numa “árvore de Natal, no largo de São João, diferente dos anos anteriores, única, com cerca de 10 metros de altura e que vai fazer as delícias das famílias pois permite que se entre nela e que se possa fotografar uma das igrejas mais bonitas do País que é a igreja matriz”. O autarca referiu que o município também assegura, à semelhança do ano anterior, a colocação de árvores de natal e do presépio nas freguesias de São Francisco e de Samouco e a existência de presépios nas localidades do Passil e da Fonte da Senhora.
O presépio na vila de Alcochete, beneficiado este ano com mais duas figuras, vai estar posicionado no adro da igreja matriz e terá uma pequena vedação “para evitar algumas faltas de civismo que ocorreram no ano passado”, disse.
Como medidas de incentivo ao comércio local, o município vai distribuir, “este ano com maior abrangência do que no ano passado” tapetes vermelhos para serem colocados à entrada dos estabelecimentos comerciais, ao mesmo tempo que promove a 1.ª Mostra de Montras de Natal que, segundo o presidente do município, é já uma iniciativa com “sucesso garantido”, uma vez que se inscreveram cerca de uma centena estabelecimentos, dos quais seis localizados na freguesia de Samouco e oito na freguesia de São Francisco.
Fernando Pinto destacou também a realização do Mercado de Natal no jardim do coreto de Alcochete durante os três primeiros fins de semana de Dezembro, que vai decorrer numa tenda para proteger os 28 participantes de condições climatéricas adversas. Segundo o autarca, o conceito do Mercado de Natal mantém-se com a doçaria, gastronomia e o artesanato e há também toda a programação associada a esta iniciativa “com apontamentos que acabam por ser mágicos com malabarismo, a própria magia, pinturas faciais, balonismo, animação musical itinerante, atuações de coros e animação da leitura na galeria municipal”. O Mercado de Natal conta com o apoio financeiro de três mil euros do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O autarca salientou a descentralização do Ciclo de Concertos de Natal, de entrada gratuita, que vai decorrer na igreja de São Brás no Samouco, no edifício sede da Junta de Freguesia de São Francisco, no núcleo de arte sacra (igreja da Misericórdia) e no fórum cultural de Alcochete e a possibilidade de (re)ver a exposição de pais natais da coleção de Ana Pérola, este ano na galeria municipal dos Paços do concelho, que inclui ainda um presépio em concha de ostra do artesão alcochetano António Cruz.

Comboio especial de Natal circula no concelho
A grande novidade deste ano é o comboio de Natal, com 18 metros de comprimento, composto por uma locomotiva e três carruagens, que vai estar em funcionamento até 6 de Janeiro com paragem no largo de São João e que também se deslocará às freguesias de Samouco e São Francisco, nestes dois casos para proporcionar passeios às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, sendo que os habitantes das zonas rurais, incluindo as crianças, terão transporte assegurado para virem à vila ver os festejos de Natal e andar no comboio.
“Acho que o comboio vai fazer as delícias não só dos mais pequenos, mas também sobretudo dos mais idosos e de uma vez por todas vamos poder afirmar convictamente que Alcochete vai ter também o seu respetivo comboio”, disse, em tom divertido, o autarca, salientando que o comboio estará ao serviço da população, com percursos pré-definidos, em horários diferenciados durante a semana e aos fins de semana.Para as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo da rede pública e colégios privados do concelho com pré-escolar, a câmara municipal vai proporcionar no dia 7 de Dezembro, em duas sessões no pavilhão de Alcochete, um espetáculo de circo. “Tal como no ano passado, todas as crianças receberão um lanche e assistirão a um espetáculo da família Cardinali com duração de cerca de 1h30”, explicou o autarca, manifestando a convicção de que o espetáculo “vai fazer as delícias das crianças e de quem as acompanha”.
Para Fernando Pinto, os festejos natalícios no concelho significam “um investimento na promoção e divulgação da marca “Alcochete”, daquilo que é o comércio local e é um investimento nas famílias para que possam desfrutar daquilo que temos para oferecer”.
“Continuamos a ser o concelho da região com menos investimento financeiro na quadra natalícia, mas estamos a dar passos importantes”, disse o autarca. “Ainda assim, estamos muito orgulhosos do trabalho que estamos a desenvolver em relação ao Natal e mais orgulhosos ficaremos se toda a magia que em nós irradia se possa propagar de forma abrangente a todas as famílias do concelho de Alcochete e a todos os que nos honram com a sua visita”, concluiu.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários