“Viva o Natal em Palmela” arranca este sábado

Presépio, diversões infantis, mercado de doçaria e artesanato animam época natalícia 

Entre os dias 1 de Dezembro e 6 de Janeiro, a Câmara de Palmela promove o programa “Viva o Natal em Palmela”, que pretende dinamizar o Centro Histórico da Vila, através da promoção do comércio local, da valorização do património e da atratividade turística. A vila de Palmela volta a iluminar-se com a decoração alusiva a esta época festiva e o presépio da artista plástica Teresa Martins, que conjuga as figuras religiosas com personagens de cariz etnográfico. O Centro Histórico de Palmela irá encher-se de luz, música e animação e, para quem quiser fazer as compras da quadra, pode visitar o Mercado de Natal.

Palmela com animação neste Natal 

De acordo com a autarquia, as figuras do presépio "falam das gentes, dos ofícios e da vida de Palmela noutros tempos". Fruto, diz ainda a autarquia, de "uma recolha realizada pelo Museu Municipal". Este ano, o Presépio conta com duas novas figuras: a Mestra Telegrafista e Agripino Pacheco.
A este Presépio – que convida a uma visita mais demorada ao núcleo antigo da Vila – junta-se, todos os fins de semana de Dezembro, o Mercado de Natal, com divertimentos infantis, animações diversas promovidas pelo associativismo local, apontamentos musicais, passeios de charrete pelo Centro Histórico ou visitas orientadas ao Presépio e figuras etnográficas.
O programa “Viva o Natal em Palmela” integra, ainda, outras propostas, como a Fábrica da Magia – Creative Center, as férias culturais e uma aula aberta de dança especial Natal, promovidas pela Associação Passos e Compassos, uma recolha de donativos realizada pelo Moto Clube de Palmela, para entrega à “Quintinha ABC” – Associação Protetora dos Animais, a atividade “Pompos em Ação”, pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social 3.ª Geração de Palmela, a exposição e venda de trabalhos do ateliê de costura da Associação de Idosos de Palmela e as animações promovidas pela Associação Educativa “A Casa do Castelo”.
A par destas iniciativas ainda pode visitar as duas Pop Up Stores - lojas de caráter temporário -  que estão a funcionar no Centro Histórico de Palmela, desde dia 7 de Agosto, dando a "empreendedores e criadores a oportunidade de exporem e testarem o potencial comercial dos seus produtos", diz a autarquia.
Esta iniciativa, promovida pela Câmara e Palmela, tem em vista a "dinamização económica e social da vila e a sua revitalização".
Ao promover a ocupação de lojas temporariamente, "incentiva a reabilitação, atraindo investidores e criando fluxos de visitantes nas principais artérias do Centro Histórico", explica a autarquia.
As Pop Up Stores funcionam até dia 6 de Janeiro de 2019, aos sábados, das nove às 18 horas (consultar horários alargados no local), nas lojas com os números 123 da Rua Hermenegildo Capelo e 71 da Rua Contra Almirante Jaime Afreixo, onde se pode encontrar artigos e produtos diversos: biológicos e locais, cosmética, escultura em madeira e artesanato, entre outros.

Feiras do livro em Pinhal Novo e Palmela 
Até 15 de Dezembro, a Câmara  de Palmela volta a dinamizar as Feiras do Livro de Natal, no Mercado Municipal de Pinhal Novo e na Biblioteca Municipal de Palmela.
No Mercado Municipal de Pinhal Novo, a Feira vai decorrer até 2 de Dezembro, das 8h30 às 13 horas. Na Biblioteca Municipal de Palmela, a Feira estará patente ao público de 11 a 15 de Dezembro, durante o horário de funcionamento da Biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 19 horas, e ao sábado, das 14 às 19 horas).
As Feiras do Livro de Natal têm como objetivo a promoção do livro e de hábitos de leitura, em particular, junto do público mais jovem. Mais informações através da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários