Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

“Viva o Natal em Palmela” arranca este sábado

Presépio, diversões infantis, mercado de doçaria e artesanato animam época natalícia 

Entre os dias 1 de Dezembro e 6 de Janeiro, a Câmara de Palmela promove o programa “Viva o Natal em Palmela”, que pretende dinamizar o Centro Histórico da Vila, através da promoção do comércio local, da valorização do património e da atratividade turística. A vila de Palmela volta a iluminar-se com a decoração alusiva a esta época festiva e o presépio da artista plástica Teresa Martins, que conjuga as figuras religiosas com personagens de cariz etnográfico. O Centro Histórico de Palmela irá encher-se de luz, música e animação e, para quem quiser fazer as compras da quadra, pode visitar o Mercado de Natal.

Palmela com animação neste Natal 

De acordo com a autarquia, as figuras do presépio "falam das gentes, dos ofícios e da vida de Palmela noutros tempos". Fruto, diz ainda a autarquia, de "uma recolha realizada pelo Museu Municipal". Este ano, o Presépio conta com duas novas figuras: a Mestra Telegrafista e Agripino Pacheco.
A este Presépio – que convida a uma visita mais demorada ao núcleo antigo da Vila – junta-se, todos os fins de semana de Dezembro, o Mercado de Natal, com divertimentos infantis, animações diversas promovidas pelo associativismo local, apontamentos musicais, passeios de charrete pelo Centro Histórico ou visitas orientadas ao Presépio e figuras etnográficas.
O programa “Viva o Natal em Palmela” integra, ainda, outras propostas, como a Fábrica da Magia – Creative Center, as férias culturais e uma aula aberta de dança especial Natal, promovidas pela Associação Passos e Compassos, uma recolha de donativos realizada pelo Moto Clube de Palmela, para entrega à “Quintinha ABC” – Associação Protetora dos Animais, a atividade “Pompos em Ação”, pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social 3.ª Geração de Palmela, a exposição e venda de trabalhos do ateliê de costura da Associação de Idosos de Palmela e as animações promovidas pela Associação Educativa “A Casa do Castelo”.
A par destas iniciativas ainda pode visitar as duas Pop Up Stores - lojas de caráter temporário -  que estão a funcionar no Centro Histórico de Palmela, desde dia 7 de Agosto, dando a "empreendedores e criadores a oportunidade de exporem e testarem o potencial comercial dos seus produtos", diz a autarquia.
Esta iniciativa, promovida pela Câmara e Palmela, tem em vista a "dinamização económica e social da vila e a sua revitalização".
Ao promover a ocupação de lojas temporariamente, "incentiva a reabilitação, atraindo investidores e criando fluxos de visitantes nas principais artérias do Centro Histórico", explica a autarquia.
As Pop Up Stores funcionam até dia 6 de Janeiro de 2019, aos sábados, das nove às 18 horas (consultar horários alargados no local), nas lojas com os números 123 da Rua Hermenegildo Capelo e 71 da Rua Contra Almirante Jaime Afreixo, onde se pode encontrar artigos e produtos diversos: biológicos e locais, cosmética, escultura em madeira e artesanato, entre outros.

Feiras do livro em Pinhal Novo e Palmela 
Até 15 de Dezembro, a Câmara  de Palmela volta a dinamizar as Feiras do Livro de Natal, no Mercado Municipal de Pinhal Novo e na Biblioteca Municipal de Palmela.
No Mercado Municipal de Pinhal Novo, a Feira vai decorrer até 2 de Dezembro, das 8h30 às 13 horas. Na Biblioteca Municipal de Palmela, a Feira estará patente ao público de 11 a 15 de Dezembro, durante o horário de funcionamento da Biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 19 horas, e ao sábado, das 14 às 19 horas).
As Feiras do Livro de Natal têm como objetivo a promoção do livro e de hábitos de leitura, em particular, junto do público mais jovem. Mais informações através da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010