Fábrica de Palmela aprova subida de salário

Paz social está de volta à Autoeuropa com subida de ordenado e domingos pagos a 100 por cento 

Em 2019 e 2020, os cerca de 5900 operários da fábrica de Palmela vão ter um aumento de 2,9 por cento por ano, com um mínimo de 25 euros. Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram o acordo laboral para os anos de 2019 e 2020. O sim, com 72,8 por cento, venceu o referendo que decorreu entre quinta e sexta-feira na fábrica da Palmela, de acordo com a informação transmitida pela comissão de trabalhadores, liderada por Fausto Dionísio. Mais de 4800 trabalhadores participaram nesta consulta, o que corresponde a 82,6 por cento do universo de funcionários da fábrica de Palmela. “Este acordo representa um marco importante na consolidação do crescimento da fábrica, reconhecendo o desempenho de toda a equipa no processo de transformação da Volkswagen Autoeuropa para uma unidade de grande volume de produção”, refere fonte oficial da empresa em nota enviada às redações.
Trabalhadores com aumentos em 2019 e 2020 

Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram o novo acordo laboral, que prevê aumentos salariais de 2,9 por cento e o pagamento do trabalho aos domingos a 100 por cento, com 72,8 por cento de votos favoráveis e 25,9 por cento votos contra, anunciou a Comissão de Trabalhadores. "Estou muito satisfeito pela participação dos trabalhadores no referendo, a maior de sempre (82,6 por cento), e pela aprovação do acordo por 72,8 por cento dos trabalhadores", disse o coordenador da Comissão de Trabalhadores da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela.  Segundo Fausto Dionísio, "trata-se de um ótimo acordo".
"Sempre dissemos que íamos lutar por um bom acordo e foi isso que conseguimos, como os próprios trabalhadores hoje reconheceram", acrescentou o coordenador.
Além do pagamento do trabalho ao domingo a 100 por cento, que era uma das principais reivindicações dos funcionários da Autoeuropa, o novo acordo laboral contempla uma atualização salarial de 2,9 por cento em cada um dos próximos dois anos, com um aumento mínimo de 25 euros para cada trabalhador.
O acordo laboral hoje aprovado garante, também, a integração nos quadros da empresa de 300 trabalhadores contratados a prazo até Julho do próximo ano.
Em nota de imprensa, a que a agência Lusa teve acesso, a administração da Autoeuropa também já se congratulou com a aprovação do novo acordo laboral.
"Os colaboradores da Volkswagen Autoeuropa aprovaram  na sexta-feira o acordo laboral para o período de 1 de Janeiro de 2019 a 31 de Dezembro de 2020", refere o comunicado, salientando que, "num universo de 5.854 colaboradores, 72,8 por cento aceitaram as condições previamente acordadas entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da empresa".
Para a administração da Autoeuropa, "este acordo representa um marco importante na consolidação do crescimento da fábrica" e reconhece "o desempenho de toda a equipa no processo de transformação da Volkswagen Autoeuropa para uma unidade de grande volume de produção".

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários