Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Setúbal mostra obras do Convento de Jesus à Europa

Associação Portuguesa das Casas Antigas tenta apoio europeu para mais obras

O ponto de situação das obras de requalificação do Convento de Jesus, em Setúbal, foi feito num encontro realizado em Nicósia, Chipre, à associação Europa Nostra, que, em 2013, incluiu o monumento na lista dos sete mais ameaçados na Europa. A delegação setubalense liderada por Hugo O’Neill, presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas, proponente da candidatura do Convento de Jesus à Europa Nostra, deu a conhecer, no final de Outubro, as intervenções já realizadas para travar a degradação do monumento do século XV, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Autarquia quer recuperação total do monumento 

As obras, assumidas pela Câmara de Setúbal, que se substituiu ao Estado, começaram em 2012, com o restauro do núcleo museológico e o reforço estrutural da cobertura do monumento e do Coro Alto da Igreja de Jesus, decorrendo à medida que são aprovadas candidaturas apresentadas pela autarquia a financiamentos comunitários.
A segunda fase, em curso, contempla a recuperação da cobertura, do Coro Alto e da Sala do Capítulo.
Simultaneamente, avançam as obras de requalificação da área envolvente do monumento, que vão transformar o Largo de Jesus numa área vocacionada para usufruto da população e a zona norte e poente com capacidade para duas centenas de lugares de estacionamento.
Hugo O’Neill abordou, igualmente, as fases do projeto que aguardam aprovação de fundos comunitários para avançarem, nomeadamente as terceira, quarta e quinta, que contemplam a recuperação das salas interiores do convento para se assumirem como núcleos museológicos, o restauro do restante edifício e a transformação do Balneário Paula Borba num edifício técnico de apoio.
O presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas fez ainda uma resenha histórica sobre a importância do Convento de Jesus, um dos monumentos mais representativos do estilo manuelino e onde, em 1494, D. João II ratificou o Tratado de Tordesilhas.
O projeto Europa Nostra, apoiado pelo Banco Europeu de Investimento, integrou o Convento de Jesus, em Junho de 2013, numa lista restrita de sete monumentos europeus ameaçados pelo avançado estado de degradação, com o objetivo de definir possibilidades de financiamento para as obras de requalificação necessárias.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010