Sesimbra homenageou campeões de futebol de praia

GD de Alfarim e GD de Sesimbra recebem medalhas de mérito municipal 

Visão, coragem, persistência, vontade e “coração”, foram algumas das qualidades mais enfatizadas na homenagem da Câmara de Sesimbra às equipas de futebol de praia do Grupo Desportivo de Alfarim e do Grupo Desportivo de Sesimbra, pela conquista dos títulos de campeão e vice-campeão nacional, respetivamente, na época 2017/2018. A cerimónia decorreu no Cineteatro Municipal João Mota, e contou com a presença de autarcas, representantes dos clubes homenageados, do movimento associativo e das estruturas distritais e nacionais ligadas ao futebol, do treinador nacional de futebol de praia, e de familiares e amigos dos atletas.
GD Alfarim ganhou este ano o campeonato 


Os campeões nacionais foram condecorados com a medalha de mérito municipal grau prata, e os vice-campeões foram galardoados com a medalha de mérito municipal grau bronze, o que evidencia bem a importância que a autarquia atribui ao feito das equipas que, "para além das brilhantes conquistas no plano desportivo, foram exemplos maiores no querer, no coração com que se empenharam, e na forma como honraram os respetivos clubes, e dignificaram o concelho e o desporto", sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus.
Estas conquistas, continuou, "devem-se ao mérito dos atletas, técnicos e dirigentes e clubes, mas também é importante salientar, por um lado, a visão do antigo presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora, que apostou na construção de um campo permanente para o futebol de praia e, por outro, o contributo do Sesimbra Summer Cup, onde muitos dos atletas aqui presentes deram os primeiros passos na modalidade". Francisco Jesus agradeceu ainda a colaboração da Associação de Futebol de Setúbal e da Federação Portuguesa de Futebol, duas entidades parceiras no sucesso do futebol de praia "num concelho onde as conquistas são de todos", complementou o autarca de Sesimbra.
Clubes agradecidos pelo reconhecimento 
As condições para a prática da modalidade foram igualmente destacadas pelos presidentes do Grupo Desportivo de Alfarim, José Fernando Dias, e do Grupo Desportivo de Sesimbra, Sebastião Patrício.
"A conquista deste título, que é único e histórico, deve-se à coragem que tivemos quando, em 2013, decidimos criar uma equipa de futebol de praia. Mas este sucesso é igualmente fruto do investimento da Câmara Municipal, na construção do campo de futebol, e da Junta de Freguesia do Castelo, que teve um importante papel no desenvolvimento do futebol de praia através do Sesimbra Summer Cup", referiu José Fernando Dias, que no final da intervenção entregou a medalha de campeão nacional ao presidente da autarquia. "O senhor também é campeão nacional por tudo o que tem feito em prol do futebol de praia", disse.
Por sua vez, Sebastião Patrício destacou o investimento feito no município que tornou possível as conquistas "de dois clubes de eleição que honraram o concelho", e dirigiu um agradecimento à sua equipa. "Desde o sorteio que o grupo sentiu que era possível atingir o objetivo. Com muita determinação conseguimos um título memorável, que vai ficar na história do clube", sublinhou o líder do Grupo Desportivo de Sesimbra. 
O dirigente lembrou os contributos de Augusto Pólvora e de Francisco Jesus, que foram determinantes para a promoção da modalidade e para o sucesso dos dois emblemas, e deixou uma palavra de reconhecimento à Associação de Futebol de Setúbal.
Em representação da Federação Portuguesa de Futebol, Paulo Lourenço felicitou os clubes pela subida à Divisão de Elite. "Graças às condições oferecidas, Sesimbra tem sido a anfitriã de grandes eventos de futebol de praia". 
Na cerimónia interveio ainda o presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso. "Recordo o dia da final como um momento recheado de grandes emoções", referiu o dirigente.
Os dois clubes do concelho preparam-se agora para disputar a Divisão de Elite de futebol de praia na época 2018-2019, onde vão continuar a prestigiar o desporto e a elevar bem alto o nome de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários