Ronaldo e Mourinho dão parabéns ao Vitória de Setúbal

Principal clube do distrito completou 108 anos de história

Cristiano Ronaldo, jogador da Juventus, e José Mourinho, técnico do Man. United, marcaram, na terça-feira, presença, via vídeo, na gala comemorativa do aniversário do Vitória de Setúbal. Na noite em que José Semedo foi distinguido com o prémio de jogador do ano, CR7 enviou uma mensagem a felicitar o amigo "Semi" e deu os parabéns ao Vitória, um gesto que também foi replicado pelo Special One. Foi no Fórum Luísa Todi, totalmente esgotado, que a família vitoriana se juntou para celebrar o 108.º aniversário. Um espetáculo de muita luz, cor e música, durante o qual foram distinguidos atletas, dirigentes e funcionários nas mais diversas áreas e modalidades. Nota principal, claro, para o futebol e equipa profissional. Com um protagonista principal: o futebolista do ano, José Semedo. 
Vitória festejou 108 anos 

O médio, de 33 anos, que chegou há apenas duas épocas a Setúbal, recebeu a distinção. "É um dos momentos mais felizes da minha vida. Estou no clube da minha cidade, da minha terra, é o meu coração. Quero dedicar o prémio a todos os meus colegas. Sempre foi um sonho vestir esta camisola", disse.
O Jogador da Juventus, amigo de longa data de José Semedo, que foi distinguido com o prémio jogador do ano, felicitou o médio vitoriano.
"Quero mandar-te um grande abraço, irmão, por teres ganhado o prémio de melhor jogador do ano. És da família e fico mesmo bastante honrado por teres ganhado esse grande prémio do grande Vitória", elogia numa mensagem divulgada em vídeo.
Cristiano Ronaldo confessou que segue com atenção o emblema setubalense, ao qual deu os parabéns.
"Aproveito também para dar um grande abraço a todos os jogadores e ao Vitória pelos seus 108 anos. Espero que possam continuar. É um clube de que gosto muito e acompanho, obviamente, também pelo meu irmão que está aí a jogar. O Vitória sempre foi um clube que eu gostei. Muitos parabéns", referiu.
Acompanhado pelos adjuntos Silvino Louro e Ricardo Formosinho, José Mourinho, treinador da equipa inglesa Manchester United, também enviou uma mensagem vídeo ao clube, de que é sócio desde o dia em que nasceu.
"Boa noite a todos, aqui dos vitorianos de Manchester. Um grande abraço a todos nós vitorianos e muitos e muitos anos de vida e de história ao nosso Vitória neste 108.º aniversário. Um grande abraço para todos", afirmou o treinador.
Na gala em que estiveram presentes 600 pessoas, entre elas o presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, o presidente do emblema sadino, Vítor Hugo Valente, mostrou-se ambicioso na hora de apontar as prioridades do clube.
"Queremos a estabilização do clube a nível económico e financeiro, mantê-lo na I Liga e projetar novos caminhos e objetivos, que são colocar o Vitória naquilo que foi o seu passado, um passado que todos reconhecem brilhante no futebol português e lutar pelos lugares que dão acesso à Europa. Lá chegaremos. É o nosso sonho, com esforço de todos, o sonho vai passar a ser realidade", disse aos jornalistas.

Autarquia ao lado do clube 
Na cerimónia que reuniu a família vitoriana, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, felicitou a vitalidade do clube com “uma saudação que simboliza todo o sentimento de admiração que a cidade, a região e muitos pelo mundo fora nutrem pelo que é um dos maiores clubes nacionais”.
Mais do que evocar a história do clube, os troféus e as glórias conquistadas, “importa homenagear todos os que fizeram esta grande associação ao longo destes 108 anos, de fundadores e dirigentes aos trabalhadores e atletas, todos determinantes para os muitos sucessos alcançados”, destacou.
A autarca reafirmou o empenhamento do município “no apoio ao clube no contexto das capacidades e responsabilidades municipais”, realidade que “tem sido uma constante ao longo dos vários exercícios autárquicos no concelho”, até porque o Vitória “será sempre o clube que mais longe leva o nome de Setúbal”.
Neste sentido, frisou que a Câmara Municipal é, “em qualquer circunstância, uma parceira disponível”, alertando, contudo, que é fundamental que “o clube continue a trabalhar na melhoria da organização interna, na ampliação da oferta desportiva e no estabelecimento de cooperação e diálogo com parceiros”.
No momento de celebração, a presidente da autarquia vincou que “o Vitória é parte indissociável da forte vontade sadina” e reafirmou a “vontade de ver o clube ir cada vez mais longe nas competições desportivas em que participa, mostrando que Setúbal será sempre uma cidade desportiva”.

Os homenageados 
Na noite em que o clube distinguiu atletas, treinadores e dirigentes que se destacaram no último ano nas diferentes modalidades. 
Quem também fez chegar mensagens de vídeo à festa foram José Fonte e Silvestre Varela, internacionais A por Portugal, que têm em comum terem passado pelo Bonfim. André Sousa, filho do antigo capitão e treinador dos sadinos, Hélio Sousa, foi eleito o melhor jogador jovem, e Tomás Azevedo a revelação. Ainda no futebol, Sandro Mendes (ex-capitão e atual diretor desportivo) e Carlos Cardoso (antiga glória das décadas de 1960 e 1970 e ex-treinador) receberam prémios de reconhecimento e mérito. 
Além do plantel treinado por Lito Vidigal, Pedro Proença, presidente da Liga, e Maria das Dores Meira, edil da Câmara de Setúbal, estiveram presentes na noite em que foram entregues emblemas aos sócios com 25, 50 e 75 anos de filiação. O jogador Zequinha recebeu o de prata.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários