Europa Nostra visita Convento de Jesus em Setúbal

Possibilidades de financiamento para as obras de requalificação

Uma comitiva da associação Europa Nostra visitou o Convento de Jesus , em Setúbal, para se inteirar do ponto de situação das obras de requalificação do monumento, incluído, em 2013, na lista dos sete mais ameaçados da Europa. A visita, que contou com a participação do presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas, Hugo O’Neill, proponente da candidatura do Convento de Jesus à Europa Nostra, insere-se no programa das reuniões de outono do conselho de administração da organização, que decorrerem na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, esta semana. No final da visita, a Europa Nostra foi recebida pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.
Dirigentes visitam convento de Jesus 

O projeto Europa Nostra, apoiado pelo Banco Europeu de Investimento, integrou o Convento de Jesus, em Junho de 2013, numa lista restrita de sete monumentos europeus ameaçados pelo avançado estado de degradação, com o objetivo de definir possibilidades de financiamento para as obras de requalificação necessárias.
Os esforços desenvolvidos pela Câmara de Setúbal, que assumiu a liderança das obras, substituindo-se ao Estado, permitiram o avanço, em 2012, do restauro do núcleo museológico e do reforço estrutural da cobertura do monumento e do Coro Alto da Igreja de Jesus.
Os membros da Europa Nostra constataram no terreno o resultado destas intervenções, que permitiram travar a degradação do imóvel do século XV, classificado como Monumento Nacional desde 1910. A comitiva também se inteirou do ponto de situação da segunda fase das obras de restauro, que decorrem no Coro Alto e na Sala do Capítulo, bem como das intervenções que aguardam aprovação de candidaturas apresentadas pela autarquia a financiamentos comunitários.

Projeto apresentado à Europa em Outubro 
Em Outubro, o ponto de situação das obras de requalificação do Convento de Jesus foi feito num encontro realizado em Nicósia, Chipre, à associação Europa Nostra. A delegação setubalense liderada por Hugo O’Neill, presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas, proponente da candidatura do Convento de Jesus à Europa Nostra, deu a conhecer, no final de Outubro, as intervenções já realizadas para travar a degradação do monumento do século XV, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Nessa altura, Hugo O’Neill abordou, igualmente, as fases do projeto que aguardam aprovação de fundos comunitários para avançarem, nomeadamente as terceira, quarta e quinta, que contemplam a recuperação das salas interiores do convento para se assumirem como núcleos museológicos, o restauro do restante edifício e a transformação do Balneário Paula Borba num edifício técnico de apoio.
O presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas fez ainda uma resenha histórica sobre a importância do Convento de Jesus, um dos monumentos mais representativos do estilo manuelino e onde, em 1494, D. João II ratificou o Tratado de Tordesilhas. 
Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários