Enfermeiros do Hospital do Barreiro em protesto

40 enfermeiros protestaram pela progressão de carreiras

Vários enfermeiros do Centro Hospitalar do Barreiro, no Montijo, manifestaram-se exigindo o descongelamento das progressões de carreira. A dirigente Nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Zoraima Prado, diz que foi entregue um abaixo-assinado e que, se as exigências não forem cumpridas, o sindicato irá admitir novas formas de luta. A paralisação de duas horas juntou mais de 40 enfermeiros dos hospitais do Barreiro e do Montijo.   
Enfermeiros querem progressão de carreiras 

“Junto do conselho de administração reivindicamos apenas uma única questão, que tem a ver com a progressão dos enfermeiros que não está concretizada nos termos que a lei define, não aplicaram a lei do Orçamento de Estado, o que faz com que muitos enfermeiros ainda não tenham progredido. E quando digo muitos, são mesmo a larga maioria”, avançou à Lusa a dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Zoraima Cruz Prado.
De acordo com a responsável, nesta unidade hospitalar trabalham 580 enfermeiros e o documento entregue hoje reúne “cerca de 400 assinaturas”.
A concentração decorreu entre as 10 horas e o meio-dia, na quarta-feira, e, segundo Zoraima Cruz Prado, alguns serviços do hospital acabaram por funcionar com os “serviços mínimos”.
“Afetou funcionamento do hospital apenas no decurso da mesma, embora os enfermeiros tenham tentado substituir-se para não se sentir tanto impacto nos serviços, mas obviamente que, enquanto estivemos concentrados, alguns serviços ficaram com os serviços mínimos”, explicou.
A dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses revelou que, após o protesto, a administração marcou uma reunião para 5 de Dezembro, contudo, se não existirem avanços, os enfermeiros não descartam a hipótese de convocar uma greve.
“Se nesse dia não decidirem avançar com a correta contabilização dos pontos que permite a progressão, os enfermeiros vão avançar para outras formas de luta”, afirmou a responsável sindical.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários