CDU critica orçamento municipal do PS em Almada

"Orçamento da câmara para 2019 não tem estratégia" 

A CDU considera que o orçamento para o próximo ano da Câmara de Almada, liderada pelo PS, não tem estratégia, destacando a ausência de coesão nos projetos. "É um documento sem estratégia. Ao ler-se as Grandes Opções vê-se que há mais ambições e vazios do que, efetivamente, propostas e não há coesão nos projetos. É um documento vazio e nunca poderíamos mostrar apoio", disse o vereador da CDU, José Gonçalves. Para o vereador, as propostas de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019 da Câmara de Almada, não são da autarquia, mas sim do PS. A câmara, presidida por Inês de Medeiros, afirmou que só poderá divulgar o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do próximo ano após a aprovação pela Assembleia Municipal, o que deverá acontecer em reunião na próxima semana.
Orçamento é votado para a semana 

"O documento foi apresentado pela câmara municipal de forma tardia, não de forma global e sem ter permitido o contributo dos vereadores da oposição, o que é um caso inédito. Não é um bom contributo para o bom funcionamento democrático dos órgãos", declarou José Gonçalves à Agência Lusa.
De acordo com o vereador, o orçamento para 2019 tem um valor de 117 milhões de euros que, apesar de ser "um dos maiores de sempre", demonstra como "era falsa a indicação de instabilidade de recursos" por parte do executivo socialista.
Para o vereador, o aumento deve-se às receitas do Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis e do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI), cujos valores vão manter-se no próximo ano.
"O IMI está em 0,36 por centoe nós propusemos 0,35 por cento, o que foi recusado pelo executivo", avançou.
Outro dos aspetos que mais preocupa a CDU é a elaboração de um novo Plano Diretor Municipal (PDM).
"É mesmo muito grave. Almada tem um processo de revisão do PDM já há alguns anos, que já está quase concluído, e o PS vem colocar a elaboração de um novo PDM. Mas quando questionado sobre isso, não explica os seus objetivos e o que pretende com um novo plano", apontou o autarca comunista.
Os bairros de génese ilegal são outro dos grandes problemas do concelho e continuam sem solução à vista no próximo ano, de acordo com José Gonçalves.

CDU quer mais habitação social no concelho 
"Há uma expressiva carência de habitação e alguns problemas por resolver. O que se percebe agora é que 2018 foi um ano perdido do ponto de vista do realojamento e para 2019 não é apresentada uma estratégia para a abordagem destes problemas", declarou.
A este propósito, considera que os documentos deviam dizer o que vai ser feito ao nível da construção e reabilitação dos bairros do Segundo Torrão e Terras da Costa, frisou.
José Gonçalves saudou, contudo, as "boas perspetivas de futuro" da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa, com a criação de um passe social e de uma empresa única de transportes, mas salientou que "não é por isso que estão resolvidos os problemas em Almada".
Neste sentido, advertiu para a necessidade de uma "nova frota de transportes coletivos", não só rodoviários, mas também para os barcos da Transtejo, que estão "podres e não asseguram um padrão de normalidade".
Nesta temática, destacou ainda a importância para o concelho da "terceira travessia do Tejo", entre Barreiro e Chelas, e a abertura do nó da autoestrada 2 entre a Cruz de Pau e Corroios, no Seixal, o que "tiraria milhares de carros do centro/sul de Almada".
Questionada pela agência Lusa, a câmara, presidida por Inês de Medeiros, afirmou que só poderá divulgar o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do próximo ano após a aprovação pela Assembleia Municipal, o que deverá acontecer em reunião na próxima semana.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários