Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Seixal tem concertos de jazz até ao final do mês

SeixalJazz cruza linguagens musicais improváveis

É assim há 19 anos. O SeixalJazz leva ao Seixal dezenas de concertos de jazz em Outubro. A edição deste ano arrancou esta quinta-feira, e prolonga-se até dia 27. São nomes portugueses e internacionais, emergentes e veteranos, que compõem o cartaz. Este ano estão em destaque as atuações de Carla Bley, Mark Guiliana, José Salgueiro, Aaron Parks, Kuba Więcek, Roots Magic e João Hasselberg com Pedro Branco, entre tantos outros músicos. Os concertos acontecem sempre pelas 22 horas, no Fórum Cultural do Seixal. Os bilhetes diários custam 12 euros e o passe geral para assistir a todos os concertos fica por 70 euros. 
Carla Bley está no Seixal a 27 deste mês

O quarteto do baterista e compositor norte-americano de Mark Guiliana, abriu ontem o 19.º Festival Seixal Jazz, cujo cartaz inclui a pianista e compositora norte-americana Carla Bley, além de Aaron Parks e Kuba Więcek, entre outros músicos.
Os concertos realizam-se no Fórum Cultural do Seixal, num cartaz que a organização define "de novos talentos e respeitados mestres do jazz”, e que se prolonga até 27 de Outubro.
Esta sexta-feira, o baterista português José Salgueiro apresenta o seu mais recente projeto, Transporte Colectivo. Além de Salgueiro, o quinteto é constituído por João Paulo Esteves da Silva, ao piano, Guto Lucena, no saxofone e clarinete baixo, Cícero Lee, no contrabaixo, e Mário Delgado, na guitarra.
O Aaron Parks Trio toca no sábado, sublinhando a organização que “o pianista de Seattle tem estado na linha da frente da exploração das fronteiras do jazz, e chamou a atenção quando fez parte da formação do veterano trompetista Terence Blanchard”.
O trio do saxofonista e compositor Kuba Wiecek, formado por Michal Baranski, no contrabaixo, e Lukasz Zyta, na bateria, toca a 24.
No dia seguinte, toca o quarteto italiano Roots Magic, composto por Alberto Poppolla (clarinetes), Errico De Fabritiis (saxofone alto), Gianfranco Tedeschi (contrabaixo) e Fabrizio Spera (bateria).
No penúltimo dia, em cartaz está o projeto conjunto do contrabaixista João Hasselberg e do guitarrista Pedro Branco, “explorando um universo formado por composições de ambos". Os músicos fazem-se acompanhar de outros três "notáveis do panorama jazz e alternativo da música nacional, Afonso Cabral (voz), Afonso Pais (guitarra) e João Lencastre (bateria)”.
A pianista Carla Bley, que também atua no Jazz ao Centro, com o seu trio, encerra o certame, atuando com Andy Sheppard, no saxofone, e Steve Swallow no contrabaixo.
A organização aponta Bley como “uma das verdadeiras livre pensadoras do jazz”.
A revista Down Beat referiu-se ao seu mais recente álbum, “Andando el Tiempo”, como “uma obra-prima”.
Consulte a programação completa no site do SeixalJazz, que é organizado pela autarquia do Seixal.

Agência de Notícias 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010