Moita instala abrigo para gatos na Baixa da Banheira

Câmara assinala dia Mundial do Animal com preocupação com os gatos de rua 

A Câmara da Moita comemora esta quinta-feira, 4 de Outubro, o dia do animal. A autarquia vai instalar um abrigo para gatos e um painel informativo com as regras relativas à alimentação destes animais, no Parque da Zona Ribeirinha da Baixa da Banheira. "Esta será uma experiência piloto no concelho da Moita que se pretende alargar aos diversos locais onde estão identificadas colónias de gatos de rua ou 'silvestres', atualmente em fase de georreferenciação pela Câmara Municipal", explica o município da  Moita em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. 
Autarquia quer resgatar gatos da rua 

A Câmara da Moita desenvolve, há já vários anos, diversas iniciativas no que concerne ao bem-estar animal, "com ações de incentivo à adoção de animais abandonados" e, mais recentemente, "através da parceria com o projeto Captura, Esteriliza e Devolve".
Nos últimos três anos, este grupo informal de voluntários do concelho, "tem vindo a intervir junto das colónias de gatos numerosas ou problemáticas que vivem na rua, com o objetivo de controlar a sua população, mantendo-a saudável", sublinha o comunicado.
A Câmara da Moita cedeu um espaço para acolhimento temporário de gatos e assegura o fornecimento de material para esterilizações e medicamentos, de acordo com a legislação em vigor sobre animais errantes e proteção animal (programas Captura, Esteriliza e Devolve). 
"Para as intervenções cirúrgicas de esterilização, o grupo conta também com a valiosa ajuda de vários médicos veterinários voluntários", explica a autarquia. 
O projeto Captura, Esteriliza e Devolve desdobra-se ainda no apoio e sensibilização dos tratadores dos gatos de rua, sobretudo no que respeita à importância da remoção dos restos de alimentos.
Os resultados desta parceria, conclui a Câmara da Moita, "são já visíveis, com a redução significativa do número de indivíduos em cada colónia, ano após ano, mantendo-se, no entanto, o seu importante papel no controle das pragas urbanas de roedores".

Agência de Notícias com Câmara da Moita

Comentários