Meeting Desporto reuniu profissionais em Alcochete

Autarcas defendem valorização do desporto escolar 

O mundo do desporto esteve em grande destaque, no fórum cultural de Alcochete, onde se realizou o Meeting Desporto’18, um evento organizado pela One-Link Management e que contou com um painel de oradores de excelência. O presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, integrou a comissão de honra deste evento que, ao longo do dia, contou com a participação de vários profissionais que partilharam reflexões, metodologias e projetos diversificados e que espelharam várias facetas do mundo desportivo. O mentor deste evento, Carlos Paixão, abriu o ciclo de intervenções e não escondeu a sua felicidade por ter conseguido reativar este projeto que acredita que reúne todas as condições para ter continuidade e “espaço no debate desportivo em Portugal”. O encontro contou ainda com a intervenção do presidente da Câmara do Montijo. 
Alcochete discutiu problemas do desporto 

“Que balanço extraordinário podemos fazer desta 3.ª edição do Meeting de Desporto. Este dia enriqueceu-me, (re)vivi experiências e histórias e aprendi muito neste dia com a participação extraordinária de homens e mulheres que deram um contributo fundamental para, em conjunto, pensarmos o desporto”, concluiu o presidente do município sobre este evento.
Muito antes, na sessão de boas-vindas, Fernando Pinto subordinou a sua intervenção à importância do desporto escolar no desenvolvimento de um aluno principalmente quando a temática da obesidade infantil está na ordem do dia no panorama escolar.
“A atividade física e desportiva assume particular destaque na dimensão da saúde, colaborando no incremento de novas práticas e estilos de vida mais saudáveis, hoje com enorme importância face ao problema do excesso de peso e da obesidade nas faixas etárias mais baixas”, salientou o autarca que, neste contexto, não descurou a importância que a Escola, e todos os seus intervenientes, assume na construção e desenvolvimento cívico do público escolar.
“Os estabelecimentos de ensino em muitas circunstâncias serão os berços para muitas das nossas crianças descobrirem a oportunidade que lhes faltava para realizarem e desenvolverem as suas capacidades físicas, relacionais e psicológicas”, referiu Fernando Pinto que acrescentou ainda que a escola é, por isso, “um espaço privilegiado para fomentar não só os hábitos saudáveis, mas também competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam a responsabilidade, a disciplina, a tolerância, o respeito e a perseverança”.

Autarcas de Alcochete e Montijo encerraram Meeting Desporto’18
“Juntos pelo Desporto” foi o painel que encerrou este dia repleto de conhecimento e interação entre agentes e profissionais desportivos e que desafiou os presidentes do município de Alcochete, Fernando Pinto, e do município do Montijo, Nuno Canta, a abordarem questões diversas relacionadas com as políticas desportivas locais.
Com moderação do jornalista Henrique Garcia, os autarcas apresentaram as suas perspetivas e visões quanto ao desporto nos respetivos concelhos.
Nuno Canta enumerou o conjunto de personalidades do Montijo que se têm destacado em várias modalidades desportivas, assim como Fernando Pinto que aproveitou ainda para dar conta aos participantes dos esforços realizados pela câmara municipal para que um dos estabelecimentos de ensino de Alcochete tenha a modalidade de ensino de alto rendimento, permitindo a todos os alunos prosseguir com os seus estudos ao mesmo tempo que praticam desporto de alta competição.
Nuno Canta sublinhou a importância do desporto “enquanto fenómeno de agregação, de coesão e de proximidade entre as pessoas”, afirmando ainda a importância do movimento associativo na dinamização desportiva do concelho do Montijo, com Fernando Pinto a realçar a intervenção municipal no âmbito do desporto escolar.

Um projeto para continuar 
O mentor deste evento, Carlos Paixão, abriu o ciclo de intervenções e não escondeu a sua felicidade por ter conseguido reativar este projeto que acredita que reúne todas as condições para ter continuidade e “espaço no debate desportivo em Portugal”.
“Foi fundamental acreditar no sonho e nunca desistir de lutar pelos valores que sempre defendi. E a prova está aqui, onde uma nova vontade viu a importância deste projeto e desde a primeira hora esteve disponível e totalmente aberta a dar continuidade. Nunca desisti!”, salientou Carlos Paixão que, perante uma plateia jovem deixou ainda o repto: “Obrigado por me deixarem sonhar e espero que percebam algo lindíssimo na vida, qualquer um pode realizar projetos sem qualquer interesse ou contrapartida, basta sonhar e nunca desistir”.
O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, encerrou as intervenções de boas-vindas e destacou a interligação que o desporto pode assumir com outras áreas de intervenção tão importantes como a saúde, o turismo, o urbanismo e a inclusão social.
Tendo como apresentadores e moderadores as jornalistas da TVI Cláudia Lopes e Patrícia Matos, o jornalista Henrique Garcia e o diretor do jornal Record, António Magalhães, passaram pelo painel de oradores Alexandre Mestre (advogado de direito desportivo), Juan Andrés (arquiteto de infraestruturas desportivas), Albino da Conceição (ex-Ministro para a Juventude e dos Desportos de Angola), Norberto Rodrigues (subintendente da Polícia de Segurança Pública), António Bessone Basto (ex-atleta olímpico), Carlos Lopes (ex-atleta e campeão olímpico), Paulo Futre (ex-futebolista), Catarina Barosa (diretora conteúdos Tema Central) , Gonçalo Santos (coordenador “Futebol de Rua” – Associação CAIS) e Luís Figueiredo (vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo).
O Meeting Desporto Alcochete, cuja dinamização contou também com a colaboração dos alunos do Turismo do Agrupamento de Escolas de Alcochete, prolongou-se até ao dia 13 de Outubro, dia em que os participantes puderam conhecer alguns dos atrativos turísticos de Alcochete através de um passeio pedestre nas Salinas do Samouco e de um passeio a bordo do Bote Leão.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários