Terminal do Barreiro poderá ser lançado em 2019

600 milhões de euros que criam mais de 500 de postos de trabalho e visam atrair empresas

Em declarações ao Jornal i, o vereador da Câmara do Barreiro, Rui Braga, afirmou acreditar que o projecto actual do Terminal do Barreiro (ao contrário do projecto anterior), terá condições para poder ser aprovado, de forma a que o concurso internacional de construção e exploração possa avançar já no próximo ano. "Sabemos que há uma intenção do Governo muito forte em instalar aqui esta unidade operativa e se não houver qualquer objecção durante o processo de consulta pública que vai durar até 26 de Novembro, acredito que a Administração do Porto de Lisboa estará em condições para avançar com o concurso público internacional, algures entre Janeiro e Fevereiro", afirmou o vereador.
Terminal está em consulta pública em Outubro 

Trata-se de um investimento a rondar os 600 milhões de euros e que levará à criação de mais de 500 novos postos de trabalho directos, atraindo assim novas empresas para o concelho, ressalvando o responsável que "ainda não sabemos o número de empresas que poderemos atrair. Queremos fazer um estudo, nem que seja para direccionar medidas no âmbito fiscal para que possamos estimular a vinda de empresas de um sector específico para o Barreiro, fruto da necessidade que o terminal possa abrir", sublinha Rui Braga. 
Em relação à ambição do município de que esteja previsto no caderno de encargos que o consórcio que ganhe a concessão tenha sede no Barreiro, Rui Braga afirma que "ainda não há certeza se isso irá ser contemplado. Só saberemos quando for lançado o caderno de encargos, mas era positivo que isso viesse a acontecer, pois tendo sede no Barreiro, a empresa seria obrigado a pagar aqui os impostos. E com esse pedido não estamos a ignorar os impactos positivos que este projecto tem, nomeadamente na criação de emprego, o que é muito bom tendo em conta a taxa de desemprego que existe no Barreiro".

Terminal pronto em 2024 ou 2025
Rui Braga mostra-se otimista em relação à concretização do investimento, depois do projeto ter sido chumbado pelo anterior autarca em sede de estudo de impacto ambiental, já que o parecer da autarquia tem um caráter vinculativo.
O que mudou? A localização. Ao contrário do projeto inicial, este viabiliza a terceira travessia do Tejo. “O projeto que lideramos prevê o terminal numa nova localização e, com isso, recebe o aval de todos os partidos da autarquia. Também já foram discutidas as acessibilidades rodoviárias e ferroviárias com a Infraestruturas de Portugal”, garante o vereador ao jornal  i.
Rui Braga diz ainda que no estudo de impacto ambiental foram considerados os nós de amarração e as possíveis entradas e saídas na baía do Tejo. “Estou convencido que agora as coisas todas estão compatibilizadas, não só a terceira travessia, mas também o futuro aeroporto do Montijo e para isso é necessário haver ligação Barreiro/Montijo”, refere, acrescentando ainda que a autarquia está a desenvolver, em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa, um estudo urbanístico que deverá estar pronto até ao final do ano “para ver qual é a melhor forma de coser os contentores com a malha urbana”.
O vereador adianta ainda que, cumprindo os prazos estipulados, poderá ser possível ter o terminal pronto para funcionar entre 2024 e 2025, altura em que espera ver cumpridos os objectivos de aumentar a capacidade de tráfego e complementar o terminal de Lisboa, adiantando ainda que "além disso, vai contar com outras funcionalidades que o terminal de Lisboa não tem que é a capacidade de receber outro tipo de carga. Outra particularidade diz respeito à instalação de acostagem de barcaças, ou seja, na sua plenitude máxima permite sair por barcaças cerca de 30 por cento do tráfego".

Agência de Notícias 


Comentários