Setúbal assinala Dia Europeu Sem Carros

Autarquia apela aos funcionários que vão trabalhar de bicicleta até 22 de Setembro 

Setúbal associa-se à Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de Setembro, com a realização de um conjunto de iniciativas destinadas a sensibilizar a população para a importância da adoção de soluções de mobilidade sustentável. O Dia Europeu Sem Carros, no dia 22, é o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Multimodalidade”, sob o slogan “combina e move-te”, para promover a utilização de diferentes modos ou meios de transporte na mesma viagem.
Autarquia quer mais bicicletas e menos carros 

A Câmara de Setúbal assinala este dia com o encerramento ao tráfego motorizado do troço poente da Avenida José Mourinho, entre as 8h30 e as 17 horas, e uma exposição de veículos amigos do ambiente no Parque Urbano de Albarquel.
A iniciativa conta com o apoio da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e de empresas ligadas à comercialização de veículos elétricos e de venda de bicicletas.
O programa da Semana da Mobilidade em Setúbal inclui outras atividades, como a mostra “Curtas da Mobilidade”, dinamizada pela ENA, com a exibição contínua, entre os dias 16 e 22, de pequenos filmes na Casa da Baía, no Edifício Sado, nos Paços do Concelho, no Cinema Charlot – Auditório Municipal e no Fórum Municipal Luísa Todi.
No dia 21, a Câmara de Setúbal incentiva, através da iniciativa “Bike to Work – Somos CMS”, os colaboradores da autarquia e das empresas do concelho a utilizarem a bicicleta no trajeto entre a casa e o local de trabalho.
Todos os funcionários que optarem pela bicicleta neste dia, aderindo, assim, à terceira edição da iniciativa que nos anos anteriores abrangeu apenas os trabalhadores da Câmara Municipal, recebem um diploma de participação.
No dia 22, entre as nove e as 13 horas, a autarquia promove em parceria com a Setúbal de Bicicleta/Mubi e a ENA, um passeio de bicicleta com início na estação ferroviária de Palmela, que inclui a passagem por várias ruas do concelho, com final no Parque Urbano de Albarquel.
Ao longo do passeio, são inaugurados novos parqueamentos de bicicletas instalados em vários locais da cidade.
A Câmara de Setúbal tem realizado, nos últimos anos, um importante investimento na área da mobilidade urbana, com a conclusão do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal e a promoção dos modos suaves de transportes, com a requalificação de importantes artérias, tornando-as mais amigas do peão, e com ciclovias dedicadas.
De salientar que foi atribuído à autarquia o prémio nacional “Mobilidade em Bicicleta”, pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, tendo em conta a implementação, em 2018, do programa Arrábida sem Carros, entre outras iniciativas de promoção do uso da bicicleta.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários