Montijo recua até à Idade Média e é Aldeia Galega

Feira Quinhentista está de regresso este fim de semana 

Durante três dias, o Montijo faz uma viagem ao passado, até à época em que era Aldeia Galega, para reviver momentos culturais e de convívio, recriar factos históricos e lendas, além de apresentar “beberes e comeres” de outra época. Torneios de armas, música e dança medievais, saltimbancos e teatro de rua, arruadas e desfiles. Entre 7 e 9 de Setembro, o Montijo recebe a V Feira Quinhentista de Aldeia Galega, que recria histórias de outros tempos. A V Feira Quinhentista de Aldeia Galega no Montijo, à semelhança das edições anteriores, pretende enquadrar os visitantes num ambiente medieval, no qual estão envolvidos dezenas de participantes.
Montijo prepara feira quinhentista 

É a quinta edição de um evento que já marca calendário no Montijo: a Feira Quinhentista de Aldeia Galega regressa de 7 a 9 de Setembro e traz os sabores, as vivências, as imagens e os sons de outros tempos.
Mais uma viagem ao passado, à época em que Montijo era Aldeia Galega, num evento que vai envolver dezenas de participantes e no qual são esperadas largas centenas de visitantes.
"Três dias de animação de rua com tendas de mercadores, torneios medievais, recriações de factos históricos e lendas, danças e música medievais, beberes e comeres de outra época, entre muitas outras atividades", explica a autarquia em comunicado.
Entre as novidades, destaque para os atelieres de cunhagem de moedas e de escrita renascentista, nos dias 8 e 9 de Setembro, às 15 horas, no espaço da Galeria Municipal.
A V Feira Quinhentista de Aldeia Galega vai iniciar no dia 7 de Setembro, às 17 horas, com a arruada e desfile pelas ruas. Nesse dia, no palco do Coreto na Praça da República, às 23 horas, há espetáculo de fogo.
O programa de atividades do dia 8 de Setembro, sábado, traz outra novidade: entre as 16 e as 19h30, há contos e fábulas pelo grupo Teatro Assombrado. Destaque, ainda, para a recriação da chegada do Rei D. Manuel I a Aldeia Galega, no Cais das Faluas, às 17 horas e para o torneio na liça (traseiras do Minipreço), às 22 horas.
Para finalizar, no dia 9 de Setembro, às 18 horas, haverá novo torneio na liça com exercícios de combate apeado e a cavalo pelos grupos Espada Lusitana, Cavaleiros de Ribadouro e Agape. Antes, haverá o desfile com todos os participantes.
Para além destes eventos, durante os três dias da Feira Quinhentista decorrem outras atividades de animação de rua, como demonstrações de aves de rapina, malabares de fogo, danças medievais, entre outras.
A Feira Quinhentista de Aldeia Galega, que assinala a atribuição do foral novo a Aldeia Galega (hoje Montijo), no âmbito das reformas dos forais promovidos por D. Manuel I, é organizada pela Câmara  do Montijo, em parceria com a Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, e conta com o apoio da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.
"A feira pretende enquadrar os seus visitantes num ambiente de realização dos ofícios de época, de visita de mercadores de outras paragens, de tascas e tavernas com vários folguedos de dança, música, poesia, saltimbancos e teatro", conta a autarquia.
Consulte aqui o programa da Feira Quinhentista de Aldeia Galega. 


Agência de Notícias com Câmara de Montijo 

Comentários