Governo elogia a atratividade turística de Setúbal

Exemplo de como o turismo pode mudar uma cidade e trazer novos públicos


Os novos corpos sociais da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa para os próximos cinco anos, liderados por Vítor Costa, tomaram posse no dia 14 de Setembro, no posto de turismo da Arrábida. A cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, que fez um balanço “muito positivo” dos últimos cinco anos de trabalho da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa por conseguir entender as especificidades do concelho de Setúbal. Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, Setúbal é “o exemplo paradigmático de como o turismo pode mudar uma cidade, trazer novos públicos e atrair mais investimentos”.

Setúbal tem crescido no turismo 

“A nossa identidade, a nossa diferença e o respeito que nos merecem as nossas populações, orgulhosas do nome da sua cidade e do que representa, são elementos de enorme importância que nos orientam e inspiram. Saber entender o que é único e específico em Setúbal é, garantidamente, enorme mais-valia para a governação do turismo regional”, disse Maria das Dores Meira.
Para a autarca, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, presidida nos últimos cinco anos por Vítor Costa, que assegura o segundo mandato, até 2023, “revelou essa sensibilidade e esse entendimento” através da promoção da centralidade Arrábida, no contexto da região.
Esta estratégia proporcionou ótimos resultados, com Setúbal a apresentar atualmente uma “oferta de 3800 camas turísticas, entre a hotelaria e o alojamento local, onde se registaram 300 mil dormidas”.
Maria das Dores Meira encara estes números com um misto de otimismo, porque “fazem acreditar na evolução positiva da tendência de procura turística em Setúbal”, e de cautela, porque a autarquia não pode parar o trabalho de qualificação da cidade e do concelho e de criação de maior atratividade local para turistas e investidores.
“Vamos continuar este trabalho, que tem produzido excelentes resultados, e vamos continuá-lo com os agentes económicos que souberam acreditar no potencial de Setúbal e que são também eles responsáveis por este crescimento. O turismo em Setúbal deixou de ser hoje uma possibilidade para passar a ser uma realidade”, sublinha a autarca.
A presidente do município sublinha as variadas dimensões da oferta turística do concelho, nomeadamente a Arrábida, o Sado e a comunidade de golfinhos, o enoturismo em Azeitão, as praias da Arrábida, “este ano resgatadas aos carros e entregues às pessoas”, a natureza, os espaços para conferências e congressos, a gastronomia e o mercado com os produtos do mar.

Turismo de Lisboa quer aeroporto no Montijo 
A escolha “feliz e adequada” de Setúbal para a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa  também foi destacada por Maria das Dores Meira, uma vez que reflete este “bom momento” da atividade e procura turística no concelho.
Os primeiros cinco anos da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa  foram, assim, marcados pela “colaboração e parceria” com a Câmara de Setúbal, trabalho que a autarca pretende “manter e reforçar” nos próximos cinco anos com Vítor Costa, que assegura o segundo mandato à frente da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo.
O responsável sublinhou alguns entraves que se colocam ao crescimento turístico da região, nomeadamente a insuficiente capacidade de resposta do Aeroporto de Lisboa.
“O problema do aeroporto é, de facto, um grave condicionante ao nosso desenvolvimento. Temos ouvido vários responsáveis governamentais dizer que a única solução viável é o aproveitamento da Base Aérea do Montijo, em complemento com o aeroporto da Portela”.
O problema, segundo Vítor Costa, é que esta legislatura está a chegar ao fim e, “no momento em que a solução devia estar a ser inaugurada”, ainda se aguarda uma decisão.
A cerimónia, na qual Bernardino Soares tomou posse como presidente da Mesa da Assembleia-Geral e Bernardo Trindade como presidente do Conselho de Marketing, contou, igualmente, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, que destacou a importância do setor como “força motriz do desenvolvimento do país”.
Para a governante, Setúbal é “o exemplo paradigmático de como o turismo pode mudar uma cidade, trazer novos públicos e atrair mais investimentos”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários