Sesimbra quer Governo a intervir na Lagoa de Albufeira

Operação de abertura da Lagoa têm sido suportados pela autarquia 

Há vários anos que a Câmara de Sesimbra alerta as entidades competentes (atualmente, a Agência Portuguesa de Ambiente) para a necessidade, urgente, de se proceder a um desassoreamento da chamada "boca da Lagoa".  De acordo com a autarquia, "é reconhecido pelos especialistas que o desassoreamento facilita o processo de abertura e evita que as areias obstruam o canal de ligação ao mar pouco tempo depois de ser aberto. Só dessa forma será possível preservar a biodiversidade única deste lugar". No entanto, explica a Câmara de Sesimbra, "este desassoreamento continua a ser adiado, o que está a prejudicar uma zona ambientalmente sensível e economicamente importante para o concelho e para a região". 
Sesimbra quer  desassoreamento da Lagoa de Albufeira 

É de referir que os "encargos resultantes da operação de abertura da Lagoa têm sido essencialmente suportados pela Câmara Municipal, embora esta operação não seja da sua competência, mas sim da Agência Portuguesa de Ambiente. Aliás, as intervenções nas restantes lagoas do país são garantidas por esta entidade", diz a autarquia chefiada por Francisco de Jesus.
A Câmara de Sesimbra procede à abertura regular na época da Páscoa e tem que deslocar maquinaria para a praia várias vezes durante o verão, para proceder à reabertura sempre que necessário, e conjugado com as condições ideais das marés.
Esta situação traduz-se, diz a autarquia, "em custos elevados para o município e, mais grave, tem impactos ambientais para o ecossistema da Lagoa".
O canal de ligação da Lagoa ao mar encontra-se atualmente aberto, não tendo contudo as últimas marés promovido um galgamento significativo do cordão dunar e a transferência de um volume de água que aumente a cota do espelho de água da Lagoa.
A Câmara de Sesimbra está a acompanhar de perto a situação e "vai continuar a exigir uma intervenção urgente, que contribua para a preservação deste espaço", conclui fonte do município.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários