Festas do Barreiro arrancam esta sexta-feira

Uma grande festa “numa varanda sobre Lisboa”

Está tudo pronto para a festa. A Avenida da Praia será, até 19 de Agosto, a mesa comunitária de petiscos, amizade, animação, a casa de todos os barreirenses e dos milhares de visitantes. Basta, como escreveu um poeta, “que um amigo traga consigo um amigo mais a alegria”. Artesanato, feirantes, gastronomia, tasquinhas, divertimentos, juventude, desporto, exposições, mostra empresarial e institucional, e muita, muita música, caracterizam as maiores festas do concelho. Quim Barreiros, abre pelas dez da noite, dez dias de espetáculos no Palco das Marés, que encerram, domingo, 19 de Agosto, à mesma hora, com José Cid. Pelo meio ainda há Diogo Piçarra, Carminho, HMB, Fernando Daniel, Mastiksoul, uma noite da PopularFM, entre mil e outra coisa para animar as gentes do Barreiro. Sara Ferreira, vereadora da Câmara do Barreiro, recordou que as festas "têm uma componente lúdica, popular e religiosa, sendo parte integrante da cultura barreirense".
Festa prolonga-se até 19 de Agosto 

A poucas horas do arranque da maior festa do concelho, a azafama já é grande entre os moradores e os feirantes que por esta altura chegam à cidade. Nas Festas do Barreiro, está prometido, as pessoas podem encontrar “música para diferentes faixas etárias, desporto, gastronomia diversificada”, anuncia a vereadora da Cultura da Câmara do Barreiro. 
A localização é uma das imagens de marca destas festas que acontecem na zona ribeirinha “numa varanda sobre Lisboa”, conta uma munícipe da cidade. Nem mais.

As Festas do Barreiro oferecem um programa diversificado com nomes que marcam o panorama musical, que passam pela musica popular, fado, clássica, jazz, pop, reggae, world music, hip-hop,  rock e DJ´s ao pôr-do-sol. 
As Festas do Barreiro são, pela primeira vez, Eco Evento, designação que lhes confere um “selo de qualidade” ao nível ambiental. Surgem, este ano, também como grande novidade, com o regresso da BARRIND, exposição comercial e industrial, cujo principal objetivo é "a promoção dos agentes económicos do concelho, permitindo, simultaneamente, uma mostra do tecido sociocultural e do associativismo da região, e que conta com várias dezenas de stands", diz a Câmara do Barreiro.

Um cartaz de muita qualidade no Palco das Marés 
As Festas do Barreiro 2018 decorrem de 10 a 19 de Agosto. São vários os artistas que sobem ao Palco das Marés, o maior dos vários espaços do recinto onde decorrerão espetáculos.
Quim Barreiros é o artista escolhido para a grande abertura deste evento.  No dia 11 é a vez da fadista Carminho levar o fado à festa, enquanto que no dia 12 de Agosto o palco das marés chama pela PopularFM que, pela primeira vez, leva um grande espectáculo de música popular portuguesa à cidade do Barreiro. 
A 13 de Agosto, atua Diogo Piçarra. A 14, atua no Palco das Marés a Banda de Soul R&B HMB, composta por Héber Marques, Fred Martinho, Daniel Lima, Joel Silva e Joel Xavier. 
No feriado nacional, dia 15, o grupo Big Band da Escola de Jazz do Barreiro marca presença neste evento, seguindo-se, a 16, a actuação de Fernando Daniel e, a 17, a do músico Slow J, todos no Palco das Marés.
O DJ Mastiksoul e o músico português José Cid também já foram anunciados para 18 e 19 de Agosto respetivamente, juntando-se à restante programação, da qual fazem parte os habituais divertimentos, religião e fogo-de-artifício.
A Comissão de Festas é constituída pelo Município do Barreiro, União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Associação de Mulheres de Patologia Mamária, Banda Municipal do Barreiro, Dom Pedro V, Grupo de Dadores de Sangue do Barreiro, Instituto dos Ferroviários, Motoclube do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio “Os Penicheiros”, Gasoline, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, SOS Bicharada e Vem Vencer.
Integram ainda a Comissão, a título individual, os cidadãos barreirenses António Sardinha, Fernando Ribeiro e Cristina Ganhão.
Consulte aqui o programa oficial das festas do Barreiro.



Comentários