Festas de Alhos Vedros começam esta noite

A festa mais antiga do concelho da Moita continua cheia de vida 

A vila de Alhos Vedros vai estar em festa entre hoje e domingo. Jorge Guerreiro, Nuno Miguel e Belito Campos, são os nomes que prometem animar o palco da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, a mais antiga das festividades do concelho da Moita que se acredita ter sido também uma das mais importantes romarias no século XVI. Ao passar por esta vila, nesta altura, não deixe de visitar o Cais do Descarregador e apreciar os barcos típicos do Tejo engalanados que participam na tradicional Regata em honra da santa padroeira e também no concurso de barcos engalanados. Do programa, destacam-se ainda os espetáculos musicais diários, no palco do Parque das Salinas, as tasquinhas de comes e bebes, a procissão, o desfile do Carnaval de verão e o fogo-de-artifício, a fechar as festividades, no domingo. 
Até domingo a vila de Alhos Vedros está em festa 


A partir desta noite e até 29 de Julho visite as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, em Alhos Vedros, e divirta-se entre as tasquinhas de comes e bebes e os espetáculos musicais. É a mais antiga das festividades do concelho da Moita que se acredita ter sido uma das mais importantes romarias no século XVI.
Hoje já não tem a "importância" de outros séculos mas continuam a atrair milhares de pessoas no final de Julho à vila ribeirinha de Alhos Vedros. Uma festa baseada, diz a história, numa lenda que percorreu os tempos desde 1148, um anos após a conquista de Lisboa pelo nosso primeiro rei. Os mouros que ficaram nas vilas de Palmela e Sesimbra... tentaram expulsar os cristãos de Alhos Vedros. Não conseguiram. Os cristãos invocado Maria Santíssima, Rainha dos Anjos, acabaram por mandar os mouros de volta às fortalezas de onde vieram. Foi uma festa. A mesma que hoje continua em nome da Rainha dos Anjos.
Logo no primeiro dia espera-se um dos momentos mais alegres destas festas, o Carnaval de Verão da SFRUA, mais conhecida como a “Velhinha de Alhos Vedros”, seguido do concerto do artista português Jorge Guerreiro.
No dia 26 aguarda-se a Noite de Folclore, assim como a actuação do músico João Graúdo. Já no dia 27, o palco vai ficar entregue a Nuno Miguel e a Rafael Augusto.
Por fim, no fim-de-semana, espera-se o Musical de Memórias, no sábado, e a actuação de Belito Campos, assim como a procissão religiosa em honra de Nossa Senhora dos Anjos, no domingo. As festas encerram com o tradicional fogo-de-artifício.
Durante estes cinco dias, também não vão faltam as típicas bancas de artesanato, tasquinhas e bares, assim como actividades desportivas, como ténis, malha, atletismo, ginástica aeróbica, kickboxing, capoeira e o concurso de Barcos Engalanados, no Cais do Descarregado. 
A Câmara da Moita também está representada nestas festas populares com um stand institucional, junto ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros (Lar Pedro Rodrigues da Costa). Passe por lá e fique a par de toda a atividade municipal.
Alhos Vedros espera receber durante os cinco dias de festa, “milhares de pessoas”, por estes dias de festa grande na freguesia. As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos tem como objetivo “reativar a confiança dos feirantes, ganhar mais visibilidade” e “projetar a imagem de Alhos Vedros, enquanto vila histórica que é”, lembra a organização.
Consulte aqui o programa completo das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos

Agência de Notícias

Comentários