Sesimbra aprovou propostas da Assembleia de Jovens

Autarcas deram "luz verde" às propostas dos "jovens deputados" 

A aprovação das propostas das escolas participantes na 15.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens, em Sesimbra, e o envio das mesmas em forma de recomendação à Câmara Municipal, foi um dos destaques da sessão ordinária da Assembleia Municipal, realizada no Auditório Conde de Ferreira. Entre as ideias apresentadas pelos alunos contam-se a criação de percursos pedestres e roteiros pelo património, a instalação de um núcleo museológico, de um ponto de observação de aves, ou a criação de um centro de interpretação paleontológico e geológico no Cabo Espichel. Recorde-se que a Assembleia Municipal de Jovens um dos principais projetos de cidadania dirigidos a alunos das escolas do concelho. Os jovens eleitos doaram ainda cinco mil euros à Cercizimbra e dinamizam iniciativa solidária. 
Assembleia Municipal de Jovens é uma marca de Sesimbra 

"As sugestões que hoje foram expostas revelam conhecimento e amadurecimento. Significa que os nossos jovens não estão desfasados da realidade do concelho, e estão disponíveis para colaborar", afirmou o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, tendo referido que algumas delas já estão previstas pelo município.
Por seu turno, Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal e grande mentora da Assembleia Municipal de Jovens, sublinhou que "é um projeto de boas práticas ao nível da educação que, pela sua singularidade, deve ser realçado", agradecendo a todas as entidades públicas e privadas que têm colaborado no mesmo.
A sessão ficou ainda marcada pela aprovação da 1.ª revisão ao Orçamento 2018 e 1.ª revisão às Grandes Opções do Plano – Plano Plurianual de Investimentos, e pela apreciação da Atividade Municipal.
Neste ponto, o presidente da Câmara de Sesimbra fez o ponto de situação de obras em curso, entre as quais o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, e o saneamento na Azoia e no Zambujal, e de alguns investimentos previstos, como o novo Tribunal e o Centro de Saúde de Sesimbra, ou a Escola Básica na Quinta do Conde, no âmbito da ampliação da rede do pré-escolar e 1.º ciclo.

Jovens eleitos doam 5 mil euros à Cercizimbra e dinamizam iniciativa solidária 
No âmbito da 14ª Assembleia Municipal de Jovens, que teve como tema Os Direitos e Deveres pela Igualdade na Deficiência, os alunos foram unânimes e no momento de decidir que rumo dar à verba disponibilizada pelo AMJProjeto (5 mil euros) decidiram destiná-la à construção do Centro de Atividades Ocupacionais e Lar da Cercizimbra na Quinta do Conde, prescindindo de qualquer outro projeto individual.
"Uma atitude que demonstrou a enorme sensibilidade deste grupo de jovens para uma questão tão importante para a comunidade e, ao mesmo tempo, a relevância deste projeto na formação de cidadãos com consciência social", explica a Câmara de Sesimbra.
Este gesto solidário incluiu ainda, o evento Todos ao Parque! Porque a Diferença é Valiosa!, que vai envolver escolas, instituições e comunidade, com o "objetivo de continuar a ajudar a construção da obra da Cercizimbra, que se iniciou em 2011 e que um ano depois teve de parar por falta de verbas, embora a Câmara  de Sesimbra sempre tivesse manifestado o seu apoio e acompanhamento no processo de financiamento da obra. O edifício inclui o Centro de Atividades Ocupacionais, no piso térreo, com capacidade para 30 utentes, e Lar Residencial, no primeiro piso, para 24 utentes", diz a autarquia.
A Assembleia Municipal de Jovens, dinamizada pela Assembleia Municipal de Sesimbra, tem como objetivo "fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação através do desenvolvimento da personalidade e formação do caráter, e proporcionar-lhes maior conhecimento sobre a realidade local e das instituições democráticas. Em 15 anos, afirmou-se como um dos principais projetos de cidadania dirigidos a alunos das escolas do concelho, e uma referência nacional nesta área.", conclui a autarquia de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários