Semana do Mar acaba em festa em Setúbal

Botes a remos invadiram Parque Urbano de Albarquel

Uma corrida de botes a remos no Parque Urbano de Albarquel, seguida de um almoço-convívio acompanhado da atuação do grupo musical setubalense Os Alcorrazes, encerrou, no domingo, a Semana do Mar e do Pescador 2018, em Setúbal. A animação começou pela manhã com a colocação das dezasseis embarcações na água para as provas masculina e feminina da terceira edição da Corrida de Botes a Remos, um dos momentos altos da Mostra de Tradições Marítimas, que decorreu no Parque Urbano de Albarquel durante todos os dias da Semana do Mar e do Pescador, de 25 de maio a 3 de junho. Numa prova em que a vontade de vencer esteve sempre aliada à boa disposição, a força de braços levou os botes a bom porto, após um pequeno percurso ao longo da costa, a que assistiram dezenas de pessoas na margem.
Semana dedicada ao mar acaba  com muita animação no Sado 


No final, todos os participantes na corrida, pescadores e familiares participaram num almoço-convívio em que o prato principal foi massa de peixe, confecionada pela Associação Azul Bissexto, que contou com as presenças da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.
A festa foi animada, até cerca das 16h30, com a música do conjunto típico Os Alcorrazes.
A terceira edição da Semana do Mar e do Pescador contou com diversas iniciativas para celebrar as tradições marítimas em Setúbal e o Dia Nacional do Pescador, que se assinalou a 31 de maio com a deposição de flores no Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.
A Mostra de Tradições Marítimas, no Parque Urbano de Albarquel, com petiscos e música esteve sempre cheia todas as noites, mas um dos destaques que contribuíram para o sucesso e consolidação da Semana do Mar e do Pescador foi a realização de ateliers sobre tradições marítimas, que contaram com a participação de perto de quinhentos alunos de escolas do concelho.
As crianças tiveram oportunidade de participar em aulas de remo e canoagem e de aprenderem um pouco mais sobre diversas artes de pesca.
Numa parceria com a Ocean Alive, foi também dado a conhecer um pouco mais sobre a vida marinha do Estuário do Sado e da costa da Arrábida, em ateliers de sensibilização ambiental.
Entre muitas outras iniciativas do certame organizado pelo município em parceria com a União das Freguesias de Setúbal houve também passeios a bordo do Maravilha do Sado abertos à comunidade, que contaram com mais de duas centenas de pessoas.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários