Mais de 100 pessoas vão correr nuas no Meco

Praia do Meco volta a acolher Légua Nudista este sábado 

São cinco quilómetros, a correr ou caminhar, na Praia do Meco, em Sesimbra. O único requisito? Ir completamente nu. A sexta Légua Nudista internacional, organizada com o apoio da Federação Portuguesa de Naturismo, está marcada para este sábado, 23 de Junho e arranca às 10 horas. Apesar de o objetivo ser correr nu à beira mar, é possível usar ténis e meias e, no caso das mulheres, soutiens desportivos. Não há qualquer limite de idade de participação. A prova surge como forma de promover esta prática que tem ganho cada vez mais adeptos em Portugal.
Légua nudista decorre amanha às 10 horas 

"... É uma forma de viver em harmonia com a Natureza, caracterizada pela prática de nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente”, diz a organização do evento. O Naturismo é uma forma de estar que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos de variadas nacionalidades, entre as quais Portugal não fica de fora.
A par de Espanha, França, Croácia ou outros países que totalizam uma comunidade de milhões, estima-se que em Portugal já sejam mais de dez mil naturistas que o praticam lá fora ou no próprio país, que já conta com oito praias naturistas oficiais.
Uma delas é a praia do Meco, que vai receber a 23 de Junho a sexta edição da ‘Légua Nudista’, uma corrida ou caminhada de cinco quilómetros dedicada aos Naturistas, que já conta com 100 inscrições, totalizando o número record de mulheres inscritas.
Esta é uma forma que os seguidores desta filosofia apoiam para abolir preconceitos. Depois da prova, segue-se o 36º Congresso Mundial Naturista, o primeiro a acontecer em Portugal e com o qual pretende promover esta prática por todo o mundo, sendo já representada por 31 federações nacionais e oito representantes num total de 39 países.
O evento, que acontece a cada dois anos, será de 11 a 14 de Outubro no Hotel Tryp, na Costa de Caparica, em Almada.

O naturismo está a crescer em Portugal
Há cada vez mais portugueses a fazer nudismo 
Em Portugal, a tendência está a crescer, havendo já oito praias legalizadas para a prática do naturismo, todas a Sul do país, além de “várias dezenas de praias identificadas de uso e costume naturista, algumas delas enquadradas na lei em vigor” disse ao site Notícias ao Minuto, Rui Elvas, presidente da Associação Alma Naturista, que foi criada em Outubro do ano passado por 11 naturistas federados com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento desta prática em Portugal.
“Nas nossas atividades, procuramos além de atividades de âmbito naturista, onde a roupa é opcional, desenvolver atividades com outras formas de cidadania em prol do ambiente e da solidariedade” explica Rui Elvas, que nos esclarece que a associação que preside passa por assentar “na liberdade individual, estruturado por núcleos, com liberdade financeira e atividades próprias, que permitam uma maior proximidade à comunidade naturista e ao poder local”.
O facto de as praias naturistas serem por norma mais isoladas e calmas que “leva a que a comunidade não naturista a procurar estas praias para aproveitar o sossego e o bem estar que elas proporcionam, uma tendência seguida também pelas mulheres praticantes de topless, que eventualmente se sentem mais confortáveis nestas praias”, sublinha Rui Elvas que aponta também o crescimento de mais locais indicados à prática, algo por que os naturistas anseiam e de que é exemplo a Quinta do Maral, “um projeto fundado por jovens empresários portugueses e que foi o primeiro parque de campismo naturista legalizado em Portugal”. 
Quanto às praias legalizadas em Portugal, como já foi referido, são atualmente oito. A aprovação da legalização de cada espaço compete à Assembleia Municipal e passa por debate e votação por várias entidade, entre elas a Região de Turismo, à proposta apresentada.
Metade ficam no distrito de Setúbal: Praia da Bela Vista, Almada. Praia do Meco, Sesimbra. Praia do Salto, Sines e Praia da Adiça, Almada. As restantes situam-se no Algarve (Praia das Adegas, Aljezur, Praia do Barril, Tavira e Praia da Ilha Deserta, Faro. A última situa-se no Alentejo, a  Praia dos Alteirinhos, Odemira.

Comentários