Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Dia da Marinha do Tejo comemora-se no Cais da Moita

Autarquia apresenta hoje o projeto “Moita Património do Tejo”

Nesta sexta-feira,  às 19 horas,  a Câmara da Moita vai apresentar publicamente o projeto “Moita Património do Tejo”. Este ambicioso projeto municipal "está ligado à preservação e valorização das embarcações típicas do Tejo e das técnicas de carpintaria naval, calafeto, tratamento e pintura das madeiras, preservadas, nos dias de hoje, pelo Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, e levará o nome deste município além-fronteiras", diz a autarquia em comunicado. No sábado, o Cais da Moita vai ser o palco para a cerimónia do Dia da Marinha do Tejo, a partir das 10 horas.  
Cais da Moita será palco do dia da marinha do Tejo 

Com as embarcações típicas do Tejo como pano de fundo, a cerimónia vai contar com a presença do Presidente da Câmara da Moita, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e do Presidente da Direcção da Associação Marinha do Tejo.
Durante a iniciativa, será assinado o Livro de Registos pelos proprietários e arrais das embarcações da Marinha do Tejo, seguindo-se o embarque das tripulações e dos convidados nas embarcações da Marinha, que rumarão, em desfile, até à Base Naval de Lisboa (Alfeite), onde terá lugar um convívio entre tripulantes e convidados e uma visita a unidades da Base Naval pelos proprietários, arrais e tripulações, durante a tarde.
Recorde-se que este evento surgiu em 2008, na sequência de um despacho do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar que determina a realização de um conjunto de iniciativas que contribuam para preservar o significado histórico-cultural da instituição e dinamizar a sua acção, entre as quais a constituição de um polo vivo do Museu da Marinha.
A Marinha do Tejo é o nome pelo qual ficaram conhecidas as embarcações e a comunidade de marítimos das zonas ribeirinhas que tiveram um papel relevante na defesa do país, contribuindo de forma determinante para a protecção da cidade de Lisboa no início do século XIX, especialmente por ocasião da terceira invasão francesa.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010