Antiga fábrica do Seixal vai ser um hotel de cinco estrelas

Autarquia investe forte no turismo nas zonas ribeirinhas do Seixal e Amora e na Baía do Corvos

Nos últimos meses abriram vários espaços no Seixal e parece que as novidades ainda não acabaram. A cidade vai receber nos próximos anos três projetos hoteleiros, entre eles um hotel de cinco estrelas que irá ficar nas antigas instalações da fábrica de cortiça Mundet. As obras devem começar já em 2019 e o investimento total é superior a 19 milhões de euros. “Estamos a concretizar as ideias que tínhamos no ano passado, ao nível da viabilização, e estamos, neste momento, a apresentar três projetos turísticos”, diz Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, em entrevista ao jornal “Expresso“. O hotel da Mundet, na zona ribeira da cidade, é o que está mais avançado com o processo de concurso que será lançado até ao final deste mês. Já existem grupos interessados neste objetivo de manter uma ligação à cortiça. O hotel Largo dos Restauradores é outro dos projetos em curso tal como o hotel da Quinta da Trindade, na zona ribeirinha do Seixal. Também a zona da Amora poderá receber um hotel. A abertura estará associada à requalificação do estádio da Medideira. A autarquia quer ainda dinamizar a praia da Ponta dos Corvos. 
Seixal quer potenciar a zona ribeirinha 

Vai nascer um hotel no Seixal na antiga fábrica de cortiça, a Mundet. São cerca de cinco milhões de euros de investimento que fazem parte de um plano maior que está a transformar este concelho ribeirinho na margem sul do Tejo.
Em entrevista ao jornal Expresso, o presidente da Câmara do Seixal disse que a autarquia está a "concretizar as ideias que tínhamos no ano passado, ao nível da viabilização, e estamos, neste momento, a apresentar três projetos turísticos [nas zonas ribeirinhas de Seixal e Amora e Baía do Corvos]”, disse Joaquim Santos.  Para já, a estimativa, só na vertente de hotelaria, aponta para um investimento total de cerca de 19 milhões de euros, a arrancar em 2019.
Na zona ribeirinha de Seixal, o hotel da Mundet, uma unidade hoteleira de 4 ou 5 estrelas, com capacidade entre 120 e 150 quartos, é que o que está em fase mais avançada. O processo de concurso vai ser lançado até final de Junho e a pré-qualificação só admitirá candidatos que demonstrem que o seu projeto “está de acordo com aquilo que o município pretende, nomeadamente, uma ligação à cortiça e ter já unidades em operação [experiência no sector da hotelaria]”, referiu o autarca, garantido que há um interessado. Um grupo luso-francês cujo nome não quis revelar.
O objetivo é que o concurso fique concluído em Julho, com o vencedor a ter seis meses para iniciar a obra. Pelas contas do Joaquim Santos, se tudo correr como planearam, o hotel estará pronto no início de 2020.

Investir na zona ribeirinha
Ainda na zona ribeirinha de Seixal, com o estudo de viabilidade quase concluído, um projeto mais arrojado. O hotel Largo dos Restauradores, associado a um porto de recreios, com capacidade para 188 embarcações e para um conjunto de espaços de apoio: restaurantes, centros náuticos, entre outras mais valias para a zona.
 “Vamos fazer um encontro no centro náutico para apresentar o projeto ainda em Junho. Já temos entidades a dizerem que é interessante, mas ainda não tivemos qualquer grupo a verbalizar um interesse efetivo”, disse na mesma entrevista, o autarca do Seixal. No total, este projeto integrado deve rondar os 11 milhões de euros, dos quais três milhões no hotel.
A Quinta da Trindade fecha o lote dos projetos em marcha para a frente ribeirinha de Seixal. “Tivemos várias abordagens. Estivemos em Cannes, vamos estar em Paris e no Salão Imobiliário de Portugal em Outubro. Pensamos que no futuro podem haver interessados”, afirmou na mesma entrevista, Joaquim Santos. O autarca frisou ainda que a quinta oferece “uma localização privilegiada junto à baía do Seixal, ao rio Tejo, ao terminal fluvial e ao centro de estágios do Sport Lisboa e Benfica”. Neste caso o investimento pode atingir os seis milhões de euros.

Colocar a Amora no mapa do turismo 
Progresso e turismo irão chegar à Amora 
Aos três projetos hoteleiros de Seixal, junta-se o hotel de Amora, cujo investimento ronda os cinco milhões de euros, numa estimativa inicial da câmara. A Amora esteve, até agora, fora da rota de qualquer destino de turismo, mas o líder do município assegura que as coisas vão mudar.
“Vamos associar à requalificação do estádio da Medideira [um investimento camarário de 3,5 milhões] a criação de um centro náutico: uma zona de parque e praça, com um hotel, com porto de recreio ao lado”, refere o presidente da Câmara do Seixal.
“A visão para o local é a de um hotel modelo idêntico ao da Mundet”, disse, acrescentando que “este projeto é o mais recente porque adquirimos o terreno em Dezembro de 2017 e construímos esta proposta há cerca de um mês. Mas corresponde à nossa visão de que toda a baía do Seixal tem condições para se constituir como um polo de excelência não só da náutica, como do turismo”, sublinhou o autarca comunista.

Reabilitar a Ponta dos Corvos 
A terceira frente de dinamização é a praia da Ponta dos Corvos. Cerca de 90 hectares que voltarão a ter qualidade balnear em 2019. “Pretendemos um projeto que, preservando toda a natureza implícita neste território [cerca de 2,5 quilómetros de extensão], seja de natureza turística e ambiental, com construção sustentável”, garante o presidente.
Ao Expresso, o Joaquim Santos lembrou que o município já falou “com os cinco proprietários e vamos desenvolver um plano de pormenor em conjunto, que vai possibilitar que se 'urbanize'. A única coisa que se pode fazer nesta reserva ecológica é reabilitar o património já construído [as antigas secas do bacalhau e os antigos moinhos de maré] e só construir amovíveis, na nossa opinião em madeira”.
Ainda não é possível fazer um cálculo do investimento necessário porque está a ser feito o levantamento junto dos proprietários, mas, “felizmente, há uma pessoa que mostrou interesse, um português que já tem um projeto deste tipo testado, em um outro local, e que corresponde à nossa visão”, reforçou Joaquim Santos. “Pode ser a próxima ilha da fantasia às portas de Lisboa”, sublinhou o autarca.

Autarquia em destaque no Salão Imobiliário de Portugal
Em Outubro o Seixal será a primeira cidade convidada da iniciativa SIL Cidades, que o Salão Imobiliário de Portugal vai instituir na edição deste ano, que se a realiza entre 3 e 7 de Outubro. O presidente da Câmara não tem dúvidas que a escolha está relacionada com o trabalho que têm vindo a fazer em matéria de reabilitação, imobiliário e turismo.

Agência de Notícias 
Fonte: jornal Expresso 

Comentários