Alunos de Alcochete apresentam ideias à autarquia

Jovens querem recuperar casas devolutas e reabilitar a praia do Forno da Cal 

A reunião de câmara descentralizada, realizada na semana passada, no Samouco começou de uma forma especial. Um grupo de alunos da Escola Secundária de Alcochete apresentaram ao executivo e munícipes presentes quatro projetos de intervenção local desenvolvidos no âmbito do “Nós propomos” do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. A reabilitação do espaço da praia do Forno da Cal, o aproveitamento socioeconómico de casas devolutas em Alcochete, a reabilitação do pavilhão municipal do Samouco e a criação de um parque ribeirinho na área da antiga fábrica do alumínio foram os estudos de caso apresentados pelos jovens do Concelho que atualmente frequentam o 11.º ano. “Sinto-me honrado pela juventude da minha terra se preocupar com aquilo que são as causas sociais e públicas”, salientou o presidente da câmara de Alcochete, Fernando Pinto, após concluído o ciclo de apresentações.
Jovens apresentam projeto na reunião de Câmara

E disse mais o chefe do executivo da Câmara de Alcochete: “para quem tem responsabilidades no concelho é uma satisfação sabermos que a nossa juventude não está assim tão arredada daquilo que são os nossos problemas como eventualmente a larga maioria possa pensar e sinto-me particularmente orgulhoso porque aquilo que apresentam é fruto de um trabalho desenvolvido por todos com muito empenho e determinação na busca de servir melhor as nossas populações”.
Fernando Pinto frisou ainda que algumas das preocupações apresentadas pelos alunos são também partilhadas pelo executivo municipal, nomeadamente o pavilhão desportivo do Samouco que será alvo de requalificação.
A boa prestação dos alunos foi igualmente destacada pela vereadora da Educação, Fátima Soares: "Dizer-vos que tiveram nota 10 e agora é tentarmos arranjar os meios para tentarmos desenvolver algumas das solicitações apresentadas, todas elas de cariz importantissímo e desejar-vos a maior sorte e continuem a estudar porque é este o caminho".
A vontade dos jovens em intervir onde residem foi também um dos aspetos salientados pela diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Cristina Alves.
“Há que ter noção que os jovens estão dispostos a intervir no local onde habitam. São uma força da natureza muito grande, têm uma grande disponibilidade e estão dispor de todos os habitantes do Concelho para benefício de todos”, frisou Cristina Alves agradecendo ainda à autarquia pela oportunidade dada aos alunos para apresentarem os seus projetos em sessão de câmara.
“Não estamos na escola sozinhos mas sim em comunidade e, portanto, ter oportunidade de trazer os professores e alunos da nossa escola para podermos apresentar aqui aquilo que nós pensamos, o que nós queremos e sonhamos para esta comunidade é um privilégio”, concluiu.
“Nós propomos” é um projeto dinamizado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território que visa estimular a cidadania e a inovação na educação geográfica, sensibilizando os alunos para os problemas territoriais locais e para a apresentação de propostas de intervenção local.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários