Volta a Portugal de 2018 vai começar em Setúbal

Cidade vai receber o prólogo da Volta a Portugal em bicicleta esta quarta-feira 

A cidade de Setúbal vai receber o prólogo da Volta a Portugal em bicicleta, a 1 de Agosto, anunciou a organização da prova que vai terminar em Fafe, no dia 12. Setúbal sucede a Lisboa como ponto inaugural da Volta a Portugal, que vai passar pelo terceiro ano consecutivo pela cidade banhada pelo Sado. Em 2016, Setúbal recebeu a penúltima etapa, ganha por Daniel Mestre (Efapel), e no último ano acolheu a primeira, com o espanhol Raul Alarcon (W52-FC Porto) a vestir aí a camisola amarela que não voltou a despir. Setúbal está ligada à Volta a Portugal desde a primeira edição, em 1927, e já recebeu 16 finais de etapas. A prova rainha do ciclismo português passa ainda por Alcácer do Sal, Beja, Tavira e Portalegre, antes de rumar ao norte do país.
Volta a Portugal regressa às estradas a 1 de Agosto 

Setúbal é o palco da partida da Volta a Portugal em Bicicleta 2018, com a realização do prólogo, já nesta quarta-feira, o que sucede pela primeira vez na história da maior prova velocipédica nacional.
A 80.ª Volta a Portugal Santander, que termina a 12 de agosto em Fafe, define em Setúbal o primeiro líder da competição, com a atribuição da camisola amarela a quem vencer o prólogo, um contrarrelógio pelas ruas da cidade.
Esta partida da prova apenas define a camisola amarela, uma vez que não se realizam as restantes classificações, relacionadas com os prémios de montanha, metas-volantes e juventude, encontradas nas etapas em linha.
A escolha de Setúbal como Cidade da Grande Partida 2018 tem como aliciantes a possibilidade de o público estar em contacto permanente com os ciclistas, que partem individualmente para o contrarrelógio, e o facto de o dia anterior ao prólogo ser dedicado aos preparativos finais para os 12 dias da prova.
A par da animação proporcionada pelo “circo” da Volta, a organização e todo o staff associado ao evento desportivo marcam presença em peso esta terça-feira, último dia de Julho, em Setúbal para os trabalhos de arranque da competição, com a promoção das reuniões técnicas com diretores e treinadores, a definição da composição das equipas e a entrega das acreditações, entre outras questões logísticas.
O acordo que definiu o local, inédito, para arranque desta edição foi rubricado recentemente entre a Podium Events, responsável pela organização técnica da Volta, e a Câmara Municipal, o que concretiza um desejo manifestado aquando do regresso da competição ao concelho há dois anos no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, após um interregno de quatro décadas e meia.
“É um enorme orgulho para Setúbal termos de novo a maior festa do ciclismo e do desporto nacional a percorrer as ruas da nossa cidade e do nosso concelho. Estamos certos do redobrado êxito de mais esta iniciativa e do seu acolhimento e apoio por toda a população, certos de que tudo faremos para manter presente em Setúbal por muitos anos a Volta a Portugal em Bicicleta”, afirma a presidente do município, Maria das Dores Meira.

Serra da Estrela volta a ter chegada na Volta 
A 80.ª edição da Volta a Portugal, que se disputa de quarta-feira a 12 de Agosto, voltará a ter, três anos depois, uma chegada em plena Serra da Estrela, com a decisão a poder ficar para os dois dias finais.
Contudo a Torre continuará a ser apenas passagem pelo terceiro ano consecutivo, com a meta da quarta etapa a estar instalada nas Penhas da Saúde, que volta a receber uma chegada da Volta 22 anos depois.
A etapa rainha da 80.ª edição terá 171,4 quilómetros, entre a Guarda e as Penhas da Saúde, na Covilhã, num percurso com três contagens de montanha, duas das quais de categoria especial.
Com 101 quilómetros disputados, os corredores vão passar pela Torre, ponto mais alto de Portugal continental, passando depois por Sarzedo (terceira categoria aos 142,4 quilómetros), antes da subida para as Penhas da Saúde, uma escalada de 12,2 quilómetros, com uma inclinação média de 7,5 por cento.

Duas últimas etapas
Se a Serra da Estrela poderá estabelecer algumas diferenças na classificação geral, as decisões poderão estar guardadas para as duas últimas etapas, com a sempre esperada subida à Senhora da Graça e o contrarrelógio final em Fafe.
A nona e penúltima etapa é uma das mais curtas (155,2 quilómetros), mas promete ser ainda mais dura do que em anos anteriores, com três contagens de primeira categoria já dentro dos últimos 65 quilómetros, a última das quais no Monte Farinha, em Mondim de Basto.
Num ano em que se comemora o 40.º aniversário da primeira chegada à Senhora da Graça, os ciclistas terão, ainda antes da subida para a meta, de passar pelas duras rampas do Alto da Barra (13,3 km a 5,8%) e do Barreiro (9,9 km a 6,5 por cento), na Serra do Alvão.
Os últimos 17,3 dos 1.578,9 quilómetros totais da Volta de 2018 vão ser percorridos num exercício individual de contrarrelógio em Fafe, num percurso acidentado, no final do qual será coroado o sucessor do espanhol Raul Alarcón (W52-FC Porto).
A segunda das três chegadas em alto da 80.ª edição da Volta a Portugal vai acontecer à sétima etapa, com a chegada ao Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, uma contagem de terceira categoria, 165,5 quilómetros após a partida em Montalegre.

Início da corrida rumo ao sul
A Volta a Portugal vai começar na quarta-feira, com um curto prólogo em Setúbal, com os 1,8 quilómetros a definirem apenas o primeiro camisola amarela da prova.
As duas primeiras etapas em linha serão as mais longas, mas não terão dificuldades acrescidas para os ciclistas, a não à exceção do previsível calor dos primeiros dias de Agosto.
A 2 de Agosto, a primeira etapa vai ligar Alcácer do Sal a Albufeira, num percurso de 191,8 quilómetros, que marca o regresso do Algarve à prova.
Seguir-se-á uma visita ao Alentejo interior, com 195,8 quilómetros a ligarem Beja a Portalegre, numa segunda etapa que será, novamente, propícia a "sprinters".

Centro interior não foi esquecido
Os concelhos afetados pelos grandes incêndios de 2017 do centro do país serão homenageados na terceira etapa, com o pelotão a passar por todos eles, numa tirada entre a Sertã e Oliveira do Hospital, com várias contagens de montanha, a última das quais de terceira categoria, a quatro quilómetros da meta.
Esta tirada vai ter um convidado especial, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Já após a passagem pela Serra da Estrela, os corredores terão uma quinta etapa mais calma, mas longa (191,7 quilómetros), e que poderá facilitar uma fuga, entre Sabugal e Viseu, onde, a 7 de Agosto, vão passar o único dia de descanso da prova.
O descanso será bem necessário para atacar a segunda metade da Volta a Portugal, que começa com uma ligação entre a estreante Sernancelhe e Boticas (165,4 quilómetros), que terá uma curta, mas complicada subida de primeira categoria em Torneiros (5 km a 8 por cento), a menos de 20 quilómetros da meta.
Entre as chegadas a Santa Luzia e à Senhora da Graça, o pelotão vai ultrapassar a tirada em linha mais curta, de 147,6 quilómetros, entre Barcelos e Braga, com duas passagens pelo Sameiro nos últimos 25 quilómetros, a última, de segunda categoria, já dentro dos últimos 10 mil metros.

Comentários