Feira Ar Puro começa hoje em Grândola

Autarquia aposta num programa diversificado para atrair mais visitantes 

A quarta edição da Feira ‘Ar Puro – caça, pesca e atividades ao ar livre’ realiza-se até 20 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Grândola. Com um extenso programa, o certame, procura ser uma montra das potencialidades do concelho. O certame que é dedicado à caça, pesca e atividades ao ar livre já vai na quarta edição e a organização entendeu este ano fazer “mexidas no calendário” e antecipar para o mês de Maio uma feira que se realizava em Outubro. “Alteramos a data porque a experiência anterior mostrou que era importante fazer esta feira num período em que não existissem atividades congéneres na região, como acontece em Outubro, relacionadas com esta temática”, justificou o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes que acredita “ter encontrado uma data feliz” para a realização do evento.
Feira da caça, pesca e atividades ar livre arranca hoje 

A praia do Carvalhal, onde irão decorrer diversas atividades da “Ar Puro, Feira de Caça, Pesca e Atividades ao Ar Livre”, foi o local escolhido pelo Executivo Municipal para a apresentação do evento.
No encontro com os jornalistas, o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, referiu-se à importância do certame para a dinâmica da atividade do movimento associativo do concelho, afirmando que a Feira traduz um “novo modelo de organização privilegiando e baseando-se no forte envolvimento e colaboração das entidades e associações ligadas aos três segmentos da feira: atividades ar livre, caça e pesca”.
A Feira que vai decorrer de 18 a 20 de Maio, no Parque de Feiras e exposições de Grândola vai ter, em permanência no recinto, cerca de 50 stands de exposição e venda de artigos, um espaço dedicado à gastronomia regional, animação musical e apresenta ainda novidades, nomeadamente, o “Encontro de kayak” e a apresentação do Projeto “Mais Coelho” da Fencaça.
Novidade este ano é também a data de realização do certame que alterou de Outubro para Maio. Carina Batista, vereadora do Turismo, explicou que o Executivo decidiu realizar a 4ª edição da Feira em Maio para não concorrer com outras feiras similares que se realizam na nossa região. Com esta alteração de data e com o envolvimento cada vez maior de participantes, Carina Batista espera conseguir atingir o objetivo dos cinco mil visitantes e que a feira se torne num evento de referência, sobretudo do Litoral Alentejano.

Destaques do programa 
Se gosta de caça, o encontro de matilheiros (sábado, dia 19), o torneio de tiro aos pratos (domingo, dia 20), a corrida de galgos (sábado, dia 19), o concurso de podengos (domingo), ou a demonstração de cães de parar (sábado), pode bem ser uma das atividades que não vai querer perder. Para os amantes da pesca, a venda de artigos, a apresentação do projeto Frisk (sábado), os concursos de pesca de rio e de mar (sábado e domingo) e a demonstração de pesca com kayak (sábado), uma das novidades deste ano, podem servir de cartão de visita para se deslocar ao parque de feiras de Grândola. 
Mas os amantes das atividades ao ar livre têm aqui a oportunidade de participar ou assistir aos treinos de airsoft (sábado), provas de skate (domingo), passeios de BTT (sábado), workshops de fotografia de vida selvagem (sábado), passeios a cavalo (domingo), provas e workshops de geocaching (sábado e domingo), prova de Down Hill (domingo), campeonato de surf na praia do Carvalhal (sábado e domingo), 1ª corrida de Kitebuggy (sábado), aula de Acroyoga (sábado) ou ao meeting de bodyboard na praia do Carvalhal (sábado). 
“Acreditamos que com este programa qualquer pessoa que nos venha visitar durante estes três dias encontrará alguma atividade que a irá interessar e que permitirá aumentar o seu conhecimento sobre as ofertas que o município de Grândola proporciona”, destacou Carina Batista que, à semelhança do ano passado, tem como objetivo atingir a fasquia dos cinco mil visitantes. “É um número que ainda não conseguimos atingir mas acredito que vai ser possível alcançar os cinco mil visitantes” que se deslocam não só ao recinto como aos vários locais onde se vão realizar as atividades que serão espalhadas por várias freguesias do concelho. “Tentamos encontrar algum equilíbrio porque queremos que as pessoas visitem os stands e por isso dividimos as atividades entre o exterior e o recinto da feira”, explicou a autarca. 
Em permanência no recinto da feira, que este ano conta com cerca de 50 expositores, os visitantes poderão encontrar tasquinhas, animação musical, venda de artigos, exposições animação infantil, slide, parede de escalada e salto negativo.

Comentários