Fábrica de Palmela pode voltar à greve em Junho

Autoeuropa vai pagar domingos com apenas uma folga extra por mês

A ameaça de greve dentro da Autoeuropa parece estar de regresso. A Comissão de trabalhadores e os sindicatos estão insatisfeitos com o novo esquema de folgas extrasemanal: os operários da fábrica de Palmela vão ter apenas mais uma folga por mês por trabalharem aos domingos, avançou o “Diário de Notícias” esta terça-feira. Esta notícia tem por base uma nota interna enviada pela direcção da fábrica aos cerca de 5700 trabalhadores, a que o matutino teve acesso. Os trabalhadores vão receber uma única folga mensal depois das férias de Agosto, ao abrigo do novo esquema de horário da fábrica de Palmela. De acordo com o “DN”, dentro da Autoeuropa já circula, neste momento, um apelo à greve para dia 9 de Junho.
Trabalhadores ameaçam voltar à greve a 9 de Junho 

Na sequência do novo esquema de horário da fábrica de Palmela, os 5700 funcionários da Autoeuropa vão ter apenas mais uma folga por mês por trabalharem aos domingos. Segundo revela esta terça-feira o Diário de Notícias, a Comissão de trabalhadores e os sindicatos estão insatisfeitos com esta imposição, existindo um apelo à greve para dia 9 de Junho.
Por outro lado, a unidade do grupo Volkswagen em Portugal admite mais investimento na fábrica.
Segundo uma nota interna enviada aos trabalhadores, a folga extra-semanal será atribuída a cada quatro semanas. No novo modelo laboral, que começa já após as férias de Agosto, os operários vão ganhar ao domingo o mesmo que nos dias úteis e vão receber 100 por cento de um dia normal de trabalho por mês por cada dois turnos trabalhados ao fim de semana. De acordo com a nota, serão ainda pagos 25 por cento trimestralmente "de acordo com o cumprimento do volume de produção".
Assim, a Autoeuropa vai funcionar com 19 turnos – três turnos diários de segunda a sexta e dois turnos diários ao sábado e domingo. Os trabalhadores da fábrica de Palmela terão uma semana de trabalho de cinco dias, com duas folgas consecutivas, sendo que os dias de descanso serão gozados ao sábado e domingo de duas em duas semanas.
Desde 29 de Janeiro e até às férias de Agosto, os operários têm dois tipos de turnos, em semanas de cinco dias de trabalho. O turno da noite, que funciona de segunda a sexta-feira com as folgas fixas ao sábado e domingo; o turno da manhã e da tarde, de segunda-feira a sábado com uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa e, em cada dois meses, a Autoeuropa garante quatro fins-de-semana completos e um período de dois dias seguidos de folga.
O SITE-Sul, por exemplo, apela à adesão à greve a 9 de Junho, dia da manifestação da CGTP em Lisboa. “O valor da compensação financeira pela prática do novo horário fica muito aquém das expectativas dos trabalhadores e do que a empresa e o Grupo VW podem pagar”, refere o sindicato afeto à CGTP em comunicado.

Agência de Notícias 
Foto: LUSA

Comentários