Almada eleita Capital da Hipertensão 2018

Doença silenciosa que afeta 42 por cento dos portugueses

Este ano, as atividades comemorativas do Dia Mundial da Hipertensão, efeméride assinalada no dia 17 de maio, serão realizadas em Almada, cidade eleita pela Sociedade Portuguesa da Hipertensão. O Dia Mundial da Hipertensão é uma iniciativa da World Hypertension League, à qual a Sociedade Portuguesa da Hipertensão se associa, e tem como objetivo alertar a população para a hipertensão arterial, uma doença silenciosa que afeta 42 por cento dos portugueses. 
Exercício físico é a melhor prevenção para a hipertensão 

Neste dia, a Sociedade Portuguesa da Hipertensão pretende sensibilizar a população para a necessidade de conhecer os valores da pressão arterial, aliando-se assim à campanha mundial cujo lema é: “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”. Praticar exercício físico regularmente, adotar uma alimentação saudável com baixo teor de sal e cumprir a toma da medicação prescrita são algumas das mensagens que a Instituição procura transmitir através desta iniciativa.“Em Portugal, apesar de quase 75 por cento dos doentes estarem medicados, ainda só se atingiu 42 por cento do controlo da doença, facto que se deve sobretudo ao não cumprimento rigoroso da medicação”, refere o presidente da Sociedade Portuguesa da Hipertensão, Carvalho Rodrigues.
Por sua vez, “o controlo da hipertensão arterial faz-se através da medição da pressão arterial, mas também através do cumprimento rigoroso da medicação prescrita pelo médico. Infelizmente, muitos doentes não cumprem a medicação ou abandonam a mesma o que, por conseguinte, vai dificultar o controlo da doença”, explica.
Para o médico, continua a ser imprescindível alertar a população para a importância de tomar a medicação. “Largar a medicação porque já se está bem ou porque não se sentiu bem com os comprimidos ou ainda porque se sente bem com a tensão alta são alguns dos mitos equívocos responsáveis pelo abandono do tratamento para a hipertensão arterial. Deve existir, cada vez mais, a preocupação de promover terapêuticas e posologias simples e, simultaneamente eficazes, para aumentar a taxa de adesão ao tratamento”, sublinha.
A Capital da Hipertensão 2018 vai ter atividades centradas na Praça da Liberdade, em Almada, com sessão solene no Fórum Romeu Correia, às 11 horas. Como já é habitual, médicos e enfermeiros vão estar a realizar rastreios gratuitos à pressão arterial e prestar aconselhamento sobre estilos de vida saudáveis.

Agência de Notícias 

Comentários