Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Setúbal Triathlon atrai 600 atletas no domingo

Natação, ciclismo e atletismo em competição 

Mais de seis centenas de atletas participam, no dia 8 de Abril, na segunda edição Setúbal Triathlon, o que representa um aumento de 50 por cento nesta competição de triatlo longo, que apresenta novidades no percurso. “Esta prova tem tudo para ser uma referência no âmbito da programação de desporto da cidade. A estratégia da autarquia de apostar em provas em que a serra e o rio são expoentes máximos demonstra, assim, ser um sucesso”, salientou o vereador do Desporto da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, na conferência de imprensa de apresentação do evento, no dia 5, na Casa da Baía. 
Setúbal quer repetir  este ano o sucesso da prova de 2017

Depois de quatrocentos triatletas terem aceitado o desafio na edição inaugural do Setúbal Triathlon, em 2017, dos quais 368 conseguiram concluir a prova, este ano a organização, a cargo da HMS Sports, com o apoio da autarquia e da Federação de Triatlo de Portugal, aumentou para seiscentos o número limite de inscrições e ficou surpreendida com a recetividade.
“As inscrições esgotaram-se a dois meses da realização da prova. Teremos 608 participantes, sendo que o número de senhoras duplicou para 42 e a participação de atletas estrangeiros, que também aumentou, representa 11 por cento dos inscritos. Este é o princípio do que pode ser um evento de triatlo de grande qualidade no país”, congratulou-se o diretor técnico da HMS Sports, Hugo Sousa.
Já o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, sublinhou a participação na prova setubalense de mais de quatro centenas de triatletas federados, entre os quais se encontra um número muito significativo de atletas que praticam a longa distância em Portugal.
“Os números são muito bons, tendo em conta que o público triatleta é muito exigente e procura sempre as melhores competições”, apontou o responsável.
Com mais de cem quilómetros de distância, entre natação, ciclismo e atletismo, o Setúbal Triathlon 2018 tem um percurso centrado na zona ribeirinha e na Serra da Arrábida, com início às oito horas, nas águas do rio Sado, defronte do Parque Urbano de Albarquel, onde os atletas vão nadar 1900 metros.
O segmento de natação apresenta novidades nesta edição, já que, revelou Hugo Sousa, “os atletas vão nadar num percurso retangular, de volta única, ao invés das duas voltas realizadas em 2017”.
A competição prossegue com o ciclismo, segmento sem novidades em relação ao ano passado, com partida na Avenida José Mourinho, na distância de 90 quilómetros, que percorre toda a Avenida Jaime Rebelo, até à Cachofarra, junto da fábrica da Lallemand, seguindo-se a Avenida Luísa Todi e a Arrábida, com passagens pela Figueirinha e pelo Portinho.
De regresso a Setúbal, o percurso continua pela Avenida Luísa Todi, com destino à península da Mitrena e ao Alto da Guerra. De regresso à principal artéria da cidade, os atletas entram novamente na Arrábida para repetir o troço anterior e retornam para iniciarem a prova de corrida, com início junto do Auditório José Afonso, onde também está instalada a meta do Setúbal Triathlon.
Já a prova de atletismo, composta por quatro voltas, na distância de 21,097 quilómetros, sempre por estrada, decorre este ano apenas no centro da cidade, num percurso entre o Parque Urbano de Albarquel e a Avenida Luísa Todi. Apresenta outra novidade, a distribuição de pulseiras aos atletas no final de cada volta.

Prova terá  “terá momentos de grande espetáculo”
Para Vanessa Pereira, vencedora feminina da edição do ano passado e que volta a estar em prova, esta é uma medida que “vai facilitar a vida aos atletas, que já se encontram cansados na fase final da prova e, assim, podem mais facilmente orientar-se e saber em que volta se encontram, bem como os adversários”.
Bruno Pais, vencedor do Setúbal Triathlon 2017, não participa este ano, mas garante que vai estar na cidade sadina a apoiar os triatletas que participam numa competição “ao nível de eventos internacionais, com uma organização espetacular e condições únicas”.
Também o vereador Pedro Pina garante que vai assistir à competição desde o primeiro minuto e convida os setubalenses a acompanhar o evento, que “terá momentos de grande espetáculo”.
Para proporcionar melhores condições e possibilitar o aumento do número de espetadores, vai ser instalada uma bancada na zona da meta, na Avenida Luísa Todi.
Outra novidade sublinhada por Hugo Sousa é a abertura do Setúbal Triathlon ao voluntariado, sendo que, das 380 pessoas envolvidas na organização, noventa são voluntários.
O Setúbal Triathlon divide-se em sete escalões etários, femininos e masculinos, de sub-23, seniores e veteranos I, II, III, IV e V, com prémios para os três primeiros classificados.
A entrega dos kits de participação decorre no dia 6, das 14 às 19 horas, e no sábado, das nove às 18 horas. .
Também no sábado os atletas têm oportunidade de participar num período de testes de preparação para a prova de natação, a realizar-se entre as nove e as 11 horas, no Parque Urbano de Albarquel.
No dia 8, as cerimónias de pódio realizam-se no Auditório José Afonso, com os vencedores absolutos masculinos e femininos a receberem os prémios cerca das 13 horas. Já os prémios por escalões são entregues às 16h30.
No mesmo espaço, no dia 7, das nove às 19 horas, e no domingo, das nove às 17 horas, está patente a Expo Race Village, com expositores de diversas marcas a darem a conhecer os seus produtos.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010