Parque serve Quinta da Amizade em Setúbal

Parque infantil foi pedido da população à autarquia sadina 

A Quinta da Amizade, em Setúbal,  conta, desde sábado, com um novo parque infantil e um circuito de máquinas de manutenção física para adultos. Balões, palhaços, música e comes e bebes, com muitos bolos e doces à mistura, não chegaram para desviar a atenção das dezenas de crianças que ansiavam, durante a festa da inauguração, a abertura oficial do parque infantil instalado na Rua das Figueiras. O novo equipamento, resultante do esforço conjunto da Câmara de Setúbal e da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, foi instalado num lote destinado a uso recreativo, mas cujo projeto nunca chegou a ser executado pela empresa responsável da construção do bairro da Quinta da Amizade durante a década de 90.
Moradores já tem parque infantil na Quinta da Amizade 

“Vocês transmitiram-nos as vossas principais necessidades e é assim que nasce este parque infantil”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ao resumir o processo que levou não só à instalação do recreio infantil, mas também à de várias máquinas de manutenção física, destinadas, principalmente, a adultos.
O novo espaço recreativo da Quinta da Amizade é o resultado direto do projeto de participação cidadã “Ouvir a População, Construir o Futuro”, através do qual o Executivo municipal ausculta diretamente no terreno as principais necessidades sentidas.
“Neste verdadeiro processo de democracia participativa, identificamos os problemas, verificamos a nossa capacidade para os resolver e comprometemo-nos com prazos para dar soluções. Este é um processo de participação cidadã com provas dadas e resultados visíveis”, sublinhou Maria das Dores Meira.
No caso do novo parque infantil da Quinta da Amizade, o processo contou com o envolvimento próximo da associação de moradores local.
Pedro Felício, presidente da instituição, era o espelho da felicidade coletiva dos moradores do bairro. “Finalmente consegue-se ter um espaço que pode ser usado pelos mais novos e pelos mais velhos. Vejo com muitos bons olhos este tipo de solução, em que Câmara Municipal, junta de freguesia e associação de moradores trabalharam em conjunto para resolver esta questão que já se arrastava há demasiado tempo, desde a construção do bairro”.
A implementação do projeto, com duração de cerca de três meses, num investimento que ronda os 50 mil euros, é fruto de um misto de administração direta e contratualização de serviços externos.

 Parque prometido há um ano
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra repartiram esforços na execução de arranjos urbanísticos e de espaços verdes, enquanto aspetos relacionados com a instalação de equipamentos foram relegados para empresas especializadas.
O presidente da junta de freguesia, José Belchior, frisou que “o prometido é devido e este parque havia sido prometido há um ano”, pedindo “apenas um único favor em troca, que seja estimado e acarinhado por todos”.
O autarca adiantou ainda que o esforço da junta de freguesia “não termina aqui, pois, só em matéria de parques infantis, há mais três para requalificar na no futuro próximo”.
Na inauguração do equipamento, instalado num lote onde há mais de vinte anos só havia entulho e ervas, marcaram também presença os vereadores Pedro Pina, Carla Guerreiro e Eugénia Silveira, além de dezenas de famílias da Quinta da Amizade.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários