Câmara de Santiago do Cacém "aumenta" trabalhadores

Autarquia altera posicionamento remuneratório dos trabalhadores assistentes operacionais

O executivo, a tempo inteiro, da Câmara de Santiago do Cacém decidiu que os trabalhadores da autarquia integrados na carreira de assistente operacional, cujos vencimentos correspondem à Retribuição Mínima Mensal Garantida, ou seja 580 euros, quando reunirem 10 pontos no Sistema de Avaliação de Desempenho, em vez de transitarem para a 3.ª posição remuneratória com o valor de 583 euros transitam diretamente para a 4.ª posição remuneratória da sua categoria, a que corresponde o valor de 635 euros. Esta decisão pode abranger cerca de 23 trabalhadores da Câmara Municipal. 
Autarquia alentejana reajusta vencimentos dos trabalhadores 

A 1 de Janeiro de 2018, iniciou-se o processo de descongelamento de todas as carreiras da Administração Pública consagrado no Orçamento do Estado para 2018, que vem permitir alterações obrigatórias de posicionamento remuneratório, progressões e mudanças de nível ou escalão.
Têm persistido dúvidas sobre o posicionamento remuneratório dos trabalhadores que auferem atualmente o salário mínimo nacional, mas que reúnem as condições necessárias para alterar o posicionamento remuneratório.
Para Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, “esta é a única decisão que defende os direitos dos trabalhadores, respeitando os princípios constitucionais da igualdade e da proporcionalidade e, desta forma, promovendo a efetiva progressão, justa e legal.”.
Inicialmente, o Governo declarou que o acréscimo de salários para estes trabalhadores seria de apenas 3,58 euros, referente à progressão da 1ª e 2ª posição remuneratória para a terceira, quando deveriam passar para 4ª posição remuneratória, ou seja, para os 635 euros. Só desta forma são cumpridos os 28 euros mínimos de acréscimo no rendimento, como previsto na lei.

Agência de Notícias com Câmara de Santiago do Cacém 

Comentários