Barreiro, Seixal e Almada mostram-se na Rússia

Baía do Tejo marcou presença em Moscovo na ProdExpo 2018

Baía do Tejo foi a Moscovo, na Rússia, promover os cerca de 900 hectares parques empresariais e de terrenos que gere no Barreiro, Seixal e Almada, incluindo as antigas instalações da Quimiparque e da Lisnave (Lisbon South Bay). A empresa esteve na feira ProdExpo 2018, uma das mais importantes feiras do sector Industrial e Agro-alimentar da Rússia, onde assinou três protocolos com entidades ligadas à Câmara de Comércio e Indústria da Federação da Rússia. “A feira, que inscreveu expositores de 63 países, contou com 2342 empresas participantes, das quais 1659 eram russas e contou com mais de 60 mil visitantes. Esta edição da ProdExpo ocupou os nove pavilhões do complexo Expocentr, espaço de referência para estes grandes eventos na capital russa”, adiantou a Baía do Tejo em comunicado. 
Em Almada, está prevista a construção do mega-projeto imobiliário 

Esta iniciativa serviu para “confirmar o interesse de ambas as partes em abrir novos mercados e disponibilizar condições mais facilitadas às empresas russas que se desejam instalar em Portugal”, nomeadamente nos territórios onde estão sediados os activos da empresa portuguesa, garante a Baía do Tejo.
Neste encontro foram assinados três protocolos com entidades ligadas à Câmara de Comércio e Industria da Federação da Rússia: a National Guild of Producers and Importers, com o presidente Andrey Perfiliev; a National Union of Food Exporters, com o president Dmitry Bulatov; e Russian-Portuguese Business Council of Chamber of Commerce and industry of the Russian Federation, com o responsável Sergey Kuzmin.
Estes protocolos, segundo a Baía do Tejo, confirmam “o grande interesse da comunidade empresarial russa na vantajosa posição geoestratégica de Portugal e no ambiente efervescente que a região da grande Lisboa e as principais cidades do nosso país vêm manifestando”.
“Resultado prático e imediato desta iniciativa será a visita de uma comitiva composta por várias entidades e empresas de diversos sectores de actividade a Portugal e com passagem assegurada pelos territórios Lisbon South Bay onde ficarão a conhecer os activos da Baía do Tejo”, acrescentou a empresa vocacionada para a exploração de Parques Empresariais.
Além disso, foi ainda assinado um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio e Industria de Moscovo, que representa cerca de 3500 associados, e ficou já alinhavada uma visita de uma comitiva russa aos terrenos da Baía do Tejo.
A Baía do Tejo pertence à Parpública e tem a seu cargo a gestão de parques empresariais situados nos terrenos da antiga Quimiparque, no Barreiro; da Lisnave, em Almada e da antiga siderurgia, no Seixal. Além disso gere toda a requalificação destes terrenos e ainda o projeto imobiliário previsto para a antiga Lisnave, em Almada, chamado Cidade da Água.
O concurso para este projeto deve ser lançando no final do primeiro semestre, segundo declarações recentes do presidente da Baía do Tejo, Jacinto Pereira, mas já há cinco interessados, nomeadamente um grupo chinês, um britânico, um norte-americano e dois portugueses.
O vencedor deste concurso terá de comprar os terrenos – avaliados em cerca de 50 milhões de euros – e depois investir até 1,5 mil milhões de euros no desenvolvimento do projeto.

Comentários