Projeto de arte pública na aldeia mineira do Lousal

Grândola quer envolver comunidade na escolha de uma obra de arte

A população da aldeia mineira do Lousal, em Grândola, no litoral alentejano, vai ser chamada a participar na conceção de arte pública, ao abrigo de um protocolo hoje celebrado entre o município e a Faculdade de Belas Artes. "O que se pretende fazer é envolver a população na criação de um projeto que há de conduzir à construção de um objeto escultórico, pensamos nós, que seja concebido por aquela comunidade", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes.
Arte chega às antigas minas do Lousal, em Grândola 

Entre cinco e dez alunos e professores da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa vão deslocar-se à aldeia do Lousal para conhecer a comunidade local, ouvir histórias de quem ali vive e começar a "apropriar-se da realidade local", ao mesmo tempo que mobilizam também as pessoas a envolver-se no processo criativo.
"Há de ser a comunidade que vai, em diálogo com estas entidades, definir onde e que obra vai ser construída naquela comunidade", acrescentou o autarca, que, neste âmbito, assinou hoje, em Grândola, um protocolo com a Faculdade de Belas Artes.
António Figueira Mendes disse acreditar que esta é uma forma inovadora de "desmistificar o que é a arte", contrariando a ideia de que "é uma coisa muito intelectualizada, que não é participada e que não é democrática".
"A arte pública concebe-se que é a arte que é construída na rua, em espaço público, ao ar livre, mas aqui [no projeto] isto faz ainda mais sentido porque é definido pela população de um determinado local", defendeu o autarca.
Após a formalização do protocolo, o projeto vai dar os primeiros passos até ao final deste ano, com o início de algumas visitas de alunos e professores à aldeia mineira do Lousal, no entanto, perspetiva-se, segundo o presidente da Câmara de Grândola, um processo criativo prolongado no tempo, "durante o próximo ano".
Ao abrigo do protocolo, a Câmara de Grândola compromete-se a assegurar as deslocações de alunos e professores entre a Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, e a aldeia, bem como os custos da obra final.
A aldeia do Lousal, no interior do concelho de Grândola, foi durante muitos anos conhecida pela exploração mineira de pirites, que terminou nos anos 80 do século passado, levando a que centenas de pessoas perdessem o emprego e a que começasse a decrescer a população residente, que passou de "mais de mil pessoas" para cerca de "200 a 300".
Em homenagem ao passado, no antigo complexo industrial mineiro do Lousal, existe desde 2001, um museu, e, desde 2010, um Centro Ciência Viva.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários