Plataforma facilita voluntariado em Setúbal

16 instituições procuraram voluntários em várias áreas 

Setúbal acolheu a primeira edição da Feira do Voluntariado, no dia 25, na Casa do Largo – Pousada da Juventude, evento que se distingue como plataforma destinada a facilitar o contacto entre pessoas e instituições interessadas em promover trabalho voluntário. A iniciativa, dinamizada pela Voluntiir, com o apoio da Câmara de Setúbal através do Gabinete da Juventude, teve a representação de 16 instituições, que procuram voluntários dentro das mais variadas áreas de atuação.
Feira do Voluntariado realizou-se em Setúbal 

Raquel Gomes, da Voluntiir, destaca o êxito desta edição inaugural do evento.“O espaço acabou por ser pequeno para se receber todas as instituições que manifestaram interesse em participar, bem como as pessoas que ao longo da manhã e da tarde se deslocaram ao local da feira para se inteirarem sobre as hipóteses de voluntariado atualmente existentes”.
A responsável, também ela voluntária, observa que o perfil e a motivação das pessoas interessadas em realizar trabalho voluntário podem variar muito.“Houve visitantes com características muito distintas. Desde jovens, acompanhados pelos pais, na procura das primeiras experiências profissionais, a pessoas em idade ativa que procuram envolver-se noutros projetos ou pessoas com mais idade que pretendem, simplesmente, ocupar tempo livre”.
A Feira do Voluntariado pretende ser a materialização dos próprios objetivos inerentes à Voluntiir, que consiste numa plataforma online. Quer a feira, quer a cooperativa pretende facilitar a aproximação de instituições à procura de voluntários a pessoas que queiram fazer trabalho desta natureza.
“Uma das finalidades era mostrar que pode haver voluntariado nas mais distintas vertentes e não apenas em matérias sociais. As pessoas também podem colaborar, por exemplo, com instituições de ajuda animal, de cariz desportivo ou cultural. Até podem, simplesmente, partilhar os conhecimentos que adquiriram no decurso das suas profissões”, explica a responsável.
A Voluntiir é uma cooperativa de solidariedade social, criada por três setubalenses que sentiram dificuldades em perceber, em determinado momento, qual a oferta de trabalho voluntário existente no concelho.
A instituição operava, até agora, apenas através da internet, nomeadamente do sítio voluntiir.com, do blog com o endereço blog.voluntiir.com e das redes sociais, caso do Facebook.
A Câmara de Setúbal aprovou no início do mês a cedência, por protocolo, de um espaço na Casa do Largo – Pousada da Juventude à Voluntiir, cooperativa cujo objetivo primordial é a promoção do voluntariado nas diversas vertentes e áreas, quer ao nível nacional, quer internacional, tendo como missão, destaca a página de internet, “tornar o voluntariado acessível por todos e para todos”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários