Montijo registou 59 hectares de área ardida este ano

Menos fogos mas mais área ardida em 2017 

A Comissão Municipal de Proteção Civil do Montijo reuniu na quinta-feira, dia 23 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Da ordem de trabalhos destaque para a apresentação do balanço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais. De acordo com os dados do  Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no que concerne ao concelho do Montijo, o número de ocorrências florestais (superiores a 5 hectares) foi 12 e fogachos 28, num total de 40. A área ardida de povoamentos foi de 20.8 ha e de matos 38.2 ha, totalizando 59 hectares de área ardida. O número de ocorrências foi inferior ao ano anterior, no entanto a área ardida foi superior, devido aos incêndios ocorridos nas freguesias de Canha, Sarilhos Grandes e União de Freguesias de Pegões.
Proteção Civil do Montijo fez balanço da área ardida 

O Comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Canha, Urbano Emídio, informou também que a sua corporação, para além das ocorrências na área prioritária de atuação, “esteve presente em 20 intervenções no distrito de Santarém e 16 no distrito de Évora, bem como, nos grupos de combate a incêndios florestais em Grândola e em Alcácer. Os Bombeiros de Canha integraram, ainda, o grupo de ataque ampliado do distrito de Setúbal, num total de 20 dias de intervenção nestas ocorrências”.
No que diz respeito aos Bombeiros do Montijo, o 2.º comandante, Luís Silva, informou que a sua corporação esteve presente em “106 ocorrências a nível nacional, com um número de 484 bombeiros, num empenhamento em horas de operacionais de 829 horas em território nacional”.
Recorde-se que são conselheiros da Comissão Municipal de Proteção Civil, a Câmara do Montijo, as Associações Humanitárias de Bombeiros de Montijo e de Canha, a Polícia de Segurança Pública, a Cruz Vermelha, o Destacamento Territorial da GNR de Palmela, Destacamento Territorial GNR de Montijo, a Capitania do Porto de Lisboa, a Administração Regional de Saúde de Lisboa/Aces Arco Ribeirinho, a Base Aérea n.º6, o Instituto de Segurança Social e as Juntas de Freguesia do concelho.
A limpeza de terrenos privados, públicos, assim como a preservação dos corredores verdes foram outros dos temas debatidos pelos conselheiros.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários