Formação reforça sucesso escolar em Setúbal

Estratégias para mais ferramentas pedagógicas 

Estratégias educativas que capacitam professores de mais ferramentas pedagógicas e promotoras de um maior sucesso escolar foram partilhadas no dia 18 em ações de formação dinamizadas na Escola Básica da Azeda. A iniciativa, promovida pela Câmara de Setúbal no âmbito da Receção à Comunidade Educativa, programa a decorrer até Dezembro, materializa um contributo para o desígnio do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. “Os pátios escolares como locais de aprendizagem” e “Ciência no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico” foram as duas ações dinamizadas, nas quais participaram mais de três dezenas de professores.
Professores estudam novas ferramentas pedagógicas 

As formações, na área das ciências experimentais, ministradas por técnicos do Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, permitiram capacitar os professores de ferramentas que aproveitam os recursos escolares disponíveis.
Uma das ações demonstrou a possibilidade de transformar a área de recreio escolar num espaço de aprendizagem complementar à sala de aula e que pode funcionar como uma mais-valia motivacional para a aprendizagem.
Na outra, os docentes foram desafiados a desenvolver competências de conhecimento científico que permitem a aplicação em atividades de exploração do mundo natural e a introdução de conceitos de ciência em níveis iniciais do ensino.
A ação formativa “Os pátios escolares como locais de aprendizagem”, em virtude do elevado número de inscrições, é repetida a 9 de Dezembro, igualmente na Escola Básica da Azeda, entre as 9h30 e as 13h30.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários