ExpressArte decorre no distrito de Setúbal

Inclusão garante igualdade de oportunidades na participação em atividades artísticas

Um espetáculo de música, dança e teatro deu início no dia 13 ao XVIII ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, de promoção do trabalho desenvolvido por instituições junto de pessoas com deficiência, que decorre até 7 de Dezembro. O festival, organizado pela APPACDM de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal, conta com um conjunto de atividades, a decorrer nos concelhos de Setúbal, Palmela, Moita e Montijo, com a participação de várias associações com intervenção na área da deficiência e grupos de teatro, dança e música que utilizam as expressões artísticas com fins terapêuticos, de diversão e de inclusão social. O objetivo do ExpressArte é “garantir igualdade de oportunidades na participação em atividades artísticas”, ou seja, “assegurar a participação de todos os cidadãos em processos de criação artística e provar que todos podem fazê-lo em condições que os dignifiquem”.
Inclusão leva arte a todos 

No espetáculo de abertura, que se realizou na Associação de Moradores do Casal das Figueiras, em cerca de uma hora e meia, grupos de música, dança e teatro de quase todas as valências da APPACDM de Setúbal mostraram à comunidade o trabalho que desenvolvem ao longo do ano.
Os grupos da Creche Golfinho Azul e dos vários centros de atividades ocupacionais da instituição arrancaram aplausos e sorrisos às perto de três centenas de pessoas que encheram a sala, entre utentes, familiares, amigos e funcionários da instituição, num evento que marcou também uma mudança no modelo da abertura oficial do ExpressArte.
“A inauguração já teve diversos figurinos, mas esta é, sem dúvida, uma aposta ganha e a melhor forma de começar o festival. Com o espetáculo a realizar-se à tarde e num espaço maior, conseguimos reunir praticamente a totalidade dos utentes de todas as respostas que temos durante o dia”, explicou o presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar, que interveio no final do espetáculo.
O objetivo do ExpressArte é “garantir igualdade de oportunidades na participação em atividades artísticas”, ou seja, “assegurar a participação de todos os cidadãos em processos de criação artística e provar que todos podem fazê-lo em condições que os dignifiquem”.
Assim, até 7 de Dezembro, cerca de duzentas pessoas, entre funcionários, utentes, familiares e amigos da instituição, garantem, em iniciativas abertas a toda a comunidade, “muita animação, entusiasmo e criatividade nos palcos e nas exposições patentes na Casa do Largo e no Museu do Trabalho Michel Giacometti”.
Também a chefe da Divisão de Inclusão Social da Câmara  de Setúbal, Conceição Loureiro, que interveio num momento inicial do espetáculo, sublinhou a importância do festival por “mostrar, ano após ano, como é bom incluir pela arte e por revelar sempre grandes artistas”.
Antes da inauguração oficial, o XVIII ExpressArte teve um momento inicial de apresentação do programa à comunidade, numa iniciativa que teve lugar dia 10 à noite, na Casa do Largo – Pousada da Juventude de Setúbal, local onde foi inaugurada, a 11, a exposição “Cá dos Nossos”, com o tema “Setúbal o nosso Mundo”, composta por trabalhos realizados por funcionários, familiares e amigos da APPACDM, patente até 7 de Dezembro.

Programa em Setúbal, Palmela, Moita e Montijo 
O programa prossegue no dia 25, às 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, há uma Tertúlia de Poesia que conta com atuações musicais do Vozes de Luz, formação da APPACDM de Setúbal, e do Grupo Coral da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.
No mesmo dia, a partir das 21h30, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe a gala de dança solidária “Dança para Todos”, organizada pela Enclave – Cultura em Movimento, com o objetivo de angariar fundos para apoiar projetos de dança inclusiva e comunitária desenvolvidos por instituições locais.
Os bilhetes para o espetáculo têm o custo de oito euros para a plateia e cinco para o balcão.
O ExpressArte prossegue a 29, entre as 14h30 e as 15h30, no Centro de Atividades Ocupacionais 1 da APPACDM de Setúbal, na Rua Vale de Cerejeiras, com a animação museológica “Nós trabalhamos com as máquinas!”, em que os utentes reconstituem a cadeia de fabrico de uma antiga oficina de pequenos artefactos metálicos.
As inscrições para a iniciativa, destinada à comunidade escolar, devem ser feitas pelo telefone 910 784 385 ou pelo endereço caj.appacdm@gmail.com.

 “Natal com Todos”
O Grupo de Teatro “O Puzzle”, da APPACDM de Setúbal, estreia “A Estação” em sessões a 30 de Novembro, às 21 horas, e 3 de Dezembro, às 15 horas, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama. A peça resulta de uma adaptação dos textos “Figurantes” e “Coimbra B”, de Jacinto Lucas Pires, e “Gondalim”, de António Torrado.
A festa “Natal com Todos”, que integra o ciclo de tardes interculturais dinamizadas regularmente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, realiza-se a 7 de Dezembro, das 10h30 às 16 horas, e inclui momentos de música, dança e poesia, bem como a inauguração, às 14 horas, da exposição “Sou o espelho do meu centro”.
A mostra, patente até 20 de Janeiro, é composta por trabalhos executados pelos utentes das diversas valências da APPACDM de Setúbal, que apresentam à comunidade momentos do seu quotidiano e a dinâmica existente em cada valência da instituição.
O XVIII ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas inclui ainda o II Seminário “Inclusão pela Arte”, a 7 de dezembro, das 18 às 21 horas, no auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Ao longo das quatro semanas em que decorre o festival estão também programados, entre outras atividades, um concurso de fotografia, um ciclo de cinema com sessões no Cinema Charlot – Auditório Municipal e diversos workshops e ateliers de expressões artísticas inclusivas nas áreas da dança, do teatro, da fotografia, do graffiti e das artes plásticas.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal



Comentários