Desporto e turismo crescem juntos em Setúbal

Setúbal tem crescido nos últimos anos enquanto destino turístico de excelência

A relação estratégica entre o desporto e o turismo, potenciadora de um crescimento profícuo, contínuo e sustentado de Setúbal foi destacada pelo vereador da Câmara de Setúbal, Pedro Pina na abertura de um seminário sobre gestão desportiva. A necessidade de continuar a desenvolver e a aprofundar esta relação que tem nos recursos geográficos e naturais do território a grande mais-valia foi sublinhada pelo autarca na abertura do IV Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal, com o tema “Desporto e Turismo – Percursos e Perspetivas”, a decorrer ao longo do dia no Fórum Municipal Luísa Todi. “Os números não enganam. Setúbal tem crescido exponencialmente nos últimos anos enquanto destino turístico de excelência, um crescimento contínuo e sustentado que tem no desporto um pilar estratégico”, afirmou  Pedro Pina.
Desporto e turismo andam de lado a lado em Setúbal 

Para isto, vincou o autarca, muito contribuiu o título de Cidade Europeia do Desporto atribuído a Setúbal em 2016. “Uma marca indelével que proporcionou a oportunidade de realizar eventos desportivos de grande dimensão e que catapultou o território para uma plataforma territorial que está para lá da cidade e do país”,  sublinha o responsável pelo desporto.
A este facto Pedro Pina indicou que não é alheio o forte pulsar do movimento associativo. “Setúbal orgulha-se de possuir uma das mais valiosas e variadas estruturas associativas a nível nacional, com mais de duas centenas de associações, entre as quais cerca de noventa dedicadas à vertente do desporto”.
Por isso, reiterou a relevância e pertinência do seminário, um espaço para“troca de experiências e de partilha de conhecimento para o enriquecimento de gestão desportiva que conta com um vasto grupo de agentes desportivos e um painel de preletores de excelência”.
O encontro, destacou, constitui uma “ferramenta de trabalho para o futuro, que permite rever métodos e formas de conjugar dois pontos essenciais da aposta municipal de desenvolvimento para o concelho e trazer para a discussão um tema atual e aliciante, o deporto e o turismo”.
Na sessão de abertura, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, salientou, igualmente, a importância deste encontro sobre desporto e turismo, “duas esferas de intervenção vibrantes e que se traduzem positivamente em grandes impactes na economia”.
O responsável vincou que, atualmente, existem cada vez mais razões para estas duas áreas estarem interligadas, uma “ligação de futuro” para a qual defende a necessidade de “introduzir mais qualidade no desporto, nomeadamente em matérias como segurança e proteção ambiental”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários